⠀⠀⠀⠀

Maisa Aparecida Siebenborn (MDB), em seu pronunciamento, explanou a respeito do Anteprojeto de Lei, de sua autoria, que institui a Caderneta Municipal de Saúde da Mulher. Agradeceu os colegas pela aprovação mencionando que espera que a Administração remeta a matéria à Casa como forma de Projeto de Lei. Alegou que a mesma beneficiará as cruzeirenses pelo fato da carteira constar dados importantes propiciando o controle e a lembrança de exames, vacinas, comorbidades, medicamentos de uso contínuo, entre outras informações relevantes para atendimentos em postos de saúde e hospitais, sejam estes em Cruzeiro do Sul, como em outras cidades. “Temos que avançar sempre em direção ao melhor, ainda mais na saúde”, acrescentou Maisa.

Com a realocação da empresa Beamar para prédio próprio, o antigo imóvel que abrigava o empreendimento na Rua Visconde do Rio Branco está desocupado desde então, uma estrutura grande e bem localizada. Motivos que a levaram a apresentar duas Proposições em benefício dos cruzeirenses. No primeiro documento protocolado, sugere que este espaço seja utilizado para a instalação da biblioteca municipal que hoje está localizada no Bairro Glucostark, o que dificulta o acesso pelo fato de ficar mais distante do centro. Com a alteração, a biblioteca estaria melhor localizada, podendo ainda disponibilizar um espaço permanente para exposições de arte de artistas cruzeirenses.

O segundo pedido, trata da criação de um centro de distribuição de alimentos neste mesmo prédio da Rua Visconde do Rio Branco. Considerando que Cruzeiro do Sul é uma cidade agrícola, de agricultura familiar, pode-se utilizar do espaço para usufruir dos alimentos de produtores locais de forma mais eficiente. Quanto à logística, Maisa esclareceu que os agricultores entregariam os produtos no centro de distribuição, e a Secretaria da Agricultura distribuiria os itens para as escolas e creches viabilizando assim, o consumo nos educandários praticamente que total da nossa agricultura familiar. Destacou que a proposta contempla e valoriza os agricultores, bem como, as crianças, que consumiriam produtos frescos e selecionados.

Explanou sobre o Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro. Enfatizou que é uma das datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul, marco do início da Revolução Farroupilha de 1835, também conhecida por Guerra dos Farrapos, luta contra o poder imperial do Brasil. A guerra que perdurou por dez anos, teve o seu fim com a assinatura do Tratado de Ponche Verde.  “Neste 20 de setembro, comemoramos a grandeza dos homens e das mulheres que sob terríveis sofrimentos, levantaram valentemente a bandeira da liberdade”, destacou a vereadora, citando figuras importantes como Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Netto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi. Pessoas que participaram da construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos e ideológicos. Acrescentou que o legado da revolução tem bases universais, “a eterna luta pela justiça”, rematou Maisa parabenizando a todos que participaram das festividades da Semana Farroupilha, de forma especial, os cavalarianos que promoveram um lindo desfile pelas ruas de Cruzeiro do Sul.

Baseado no legado que a Revolução Farroupilha deixou, a vereadora pediu à população que nas eleições valorize o Estado e o País escolhendo candidatos comprometidos com o melhor para o povo, candidatos que tenham projetos para o Estado e Brasil. Apontou que atualmente 33 milhões de pessoas passam fome em um país que produz alimento para o mundo, e mais da metade da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau. Findou seu manifesto declarando que em 02 de outubro a população terá a oportunidade de eleger pessoas que querem o melhor para os brasileiros e não para os seus.

Data de publicação: 29/09/2022