A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao fazer uso da palavra, inicialmente explanou a respeito do Projeto de Lei de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação na internet da lista de espera de munícipes que aguardam por consultas com especialidades, exames e internações cirúrgicas. Esclareceu que o mesmo determina que a lista de pacientes seja divulgada por meio eletrônico e com acesso irrestrito no site da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Destacou que a proposta garante o direito de privacidade dos pacientes já que eles serão identificados somente através de número de documentos. Acrescentou que providenciar a lista será de responsabilidade da Secretaria de Saúde e Saneamento a qual deverá seguir a ordem de inscrição para a chamada de pacientes, salvo nos procedimentos emergências atestados por médico assistente da rede pública de saúde. Enfatizou a necessidade da transparência possibilitando ao usuário acompanhar sua progressão na fila de espera.

Acredita que a divulgação da lista será positiva para evitar que ocorra o acúmulo de muitas pessoas na fila de espera, como já ocorreu a situação de mais de 300 pessoas estarem esperando por cirurgias eletivas. O texto visa ofertar ainda uma maior transparência na divulgação dos dados, na espera dos serviços públicos de saúde e também se constitui em forma eficiente de controle popular das demandas de saúde do Município. Reforçou que segundo a Constituição Federal, todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou interesse coletivo ou geral.

Falou sobre o tratamento que está sendo direcionado às estradas do Município. Expôs que as manutenções estão sendo executadas com maquinários do Município, como também, com máquinas alugadas a fim de realizar um bom trabalho. Externou sua satisfação pela iniciativa, afirmando que os moradores da zona rural têm esse direito e merecem o feito. Citou que as melhorias já foram realizadas em São Miguel, Linha Lotes, Santarém, Bom Fim, Linha Primavera, São Felipe, Linha 25 de Julho, estrada em direção à empresa Faros.

Com alegria, divulgou para a população que a partir de 05 de agosto os munícipes terão mais uma opção de horário de ônibus. O transporte público será disponibilizado em segundas-feiras e sextas-feiras para as localidades de São Miguel, Santarém, Maravalha e Linha Lotes, viabilizando aos munícipes mais opções de atender os seus compromissos. Acredita que a ação é um grande avanço e parabenizou a Administração Municipal pelo engajamento em buscar soluções para a população.

Parabenizou os colonos e motoristas pela passagem do dia 25 de julho, enfatizando que as categorias trazem orgulho e engrandecem o país. Concluiu sua participação parabenizando a todos pelo Dia do Amigo: “Amigos são anjos que nos deixam de pé quando nossas asas se esquecem de como voar”, finalizou Maisa.

Data de publicação: 27/07/2022