⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A vereadora Maisa Aparecida Siebenborn (PDT) ao se pronunciar na Tribuna Livre, falou sobre a Proposição que trata da criação da “Casa do Artesão” em Cruzeiro do Sul. Recordou que este pedido já foi apresentado em 2021 e que, até o momento, não foi atendido. Enfatizou que a ação é de extrema importância levando em conta o número considerável de artesãos existentes na cidade e que precisam de um local adequado para promover encontros e a comercialização das peças. Acredita que o artesanato deve ser visto com orgulho, tanto por aquele que produz como por aquele que adquiri a peça, sendo este, um item singular com beleza e praticidade. Tal apoio ao grupo é fundamental já que o trabalho, além de gerar renda, traz inúmeros benefícios, entre eles: melhora da percepção dos detalhes, conexão com as pessoas, o autoconhecimento, previne doenças degenerativas, recupera a memória. A vereadora expôs que muitos Municípios já possuem esse espaço apontando que o local poderá receber turistas e visitantes. “O artesanato é uma arte, por isso deve ser respeitado, o artesanato é a maior expressão cultural e popular de um povo”, registrou Maisa.

Falou sobre a Campanha Saúde Sem Falta, pedido protocolado por ela na última sessão ordinária. Esclareceu que a consulta médica é uma etapa importante para um tratamento eficiente e o não comparecimento às consultas agendadas, indiferente do motivo, é uma atitude desaconselhável pelo fato de ser ruim para a pessoa, como também, prejudicial para aquele paciente que poderia ocupar o horário desperdiçado. A conscientização da população sobre o assunto é necessária e urgente e a campanha deve orientar as pessoas que não poderão comparecer aos atendimentos, para que comuniquem a unidade de saúde com antecedência, oportunizando o atendimento de outra pessoa.

Mencionou a reunião que participou com moradores locais e o prefeito João Dullius, na localidade de São Miguel, tendo como pauta, a insatisfação sobre as condições da ERS-130, trecho de Cruzeiro do Sul a Mariante. Na oportunidade, o prefeito informou que foi entregue ao Governo do Estado, um projeto para a pavimentação asfáltica de mais 3 km onde o Município contribuiria com 30 % da obra. Maisa enfatizou que é fundamental manter-se mobilizados pois acredita que o asfalto é a única solução para oferecer uma via com condições de trafegabilidade e, demonstrar a insatisfação diante do descaso do Estado é imprescindível. Ressaltou ainda a precariedade nos serviços de manutenção prestados pelo Daer.

Parabenizou a todos que cooperaram com o protesto contra a concessão da RSC-453, em 11 de junho. Informou que em breve o edital para a concessão deve ser publicado e o leilão está previsto para setembro, utilizando a menor tarifa de pedágio como critério, sem limite de desconto, porém com aporte de capital próprio a cada ponto percentual de deságio. Destacou que a iniciativa popular chamou a atenção para o problema julgando essencial manter o movimento a fim de deixar evidente a insatisfação e a contrariedade dos cruzeirenses diante da situação.

Findou sua explanação abordando a prisão de ex-diretores da EGR. Acredita-se que 25% era desviado e lamentou a situação. Diante dos acontecimentos, espera que o Governo do Estado cancele o lançamento do edital da concessão da RSC-453.

Data de publicação: 21/06/2022