Maisa Aparecida Siebenborn (PDT), trouxe à Casa Legislativa a aprovação do Projeto de Lei que institui o Banco de Ideias Legislativas no Município. De sua autoria, esclareceu que a proposta tem o intuito de promover a legislação participativa aproximando ainda mais a Câmara de Vereadores da comunidade, oportunizando à população apresentar sugestões para criação de leis e soluções de problemas.

Ideias legislativas são sugestões de alterações na legislação vigente ou de criação de novas leis podendo ser apresentado por cidadãos, associações, sindicatos, ONGs, partidos políticos. A matéria viabiliza a promoção da legislação participativa, a aproximação entre o Poder Legislativo e comunidade, e oportuniza que qualquer interessado cadastre sugestões junto ao Banco de Ideias. Sugeriu que as pessoas que utilizam da ouvidoria da Câmara de Vereadores, faça uso desse novo canal para apresentar sugestões de melhorias ao invés de criticar, acrescentando que se alguém tiver alguma dúvida a respeito do seu posicionamento referente a algum projeto ou de qualquer natureza, que a procure, colocando-se à disposição para troca de ideias e sugestões, eliminando a necessidade de agir através do anonimato.

Quanto à Proposição para a implantação de rotatória na junção da Rua Dom Pedro II com a Rua Santa Catarina, a vereadora expôs que é uma reivindicação necessária e justa em razão dos diversos acidentes que neste ponto ocorrem. Considerando a intenção da Administração na remodelação do Parque Poliesportivo, considera o momento propício para a instalação da rotatória. Este projeto dará maior segurança aos munícipes e embelezará a entrada da cidade. “Entendo que quando se une o útil ao agradável, o projeto se torna ideal”, destacou Maisa.

Explanou sobre a homologação do edital de concorrência internacional para a concessão dos serviços de operação, exploração, conservação, melhoramento, manutenção e aplicação da ERS-453, onde o critério de julgamento será baseado na menor tarifa. Divulgou que em abril, o bloco 3 foi leiloado, com a participação de uma única empresa resultando no valor da tarifa em R$ 9,83, cobrança nos dois sentidos e sem isenção de moradores. Falou a respeito da recente reunião com a Procuradoria Geral do Estado que teve como objetivo buscar apoio para que o Governo efetue uma revisão no programa de concessão de rodovias estaduais, não feche o contrato de licitação do bloco 3 e suspenda os editais dos blocos 1 e 2. Lamentou o posicionamento do Governo do Estado, especialmente pelo fato de Cruzeiro do Sul estar sendo prejudicado há 23 anos e, agora, pretendem prolongar a situação por mais 30 anos destacando os inúmeros prejuízos que a praça de pedágio causa aos cruzeirenses. Parabenizou todos os munícipes que se manifestaram contra o pedágio e defendeu a ideia que é preciso lutar pelos direitos e melhorias que interferem na qualidade de vida. Lamentou que, mesmo com carreatas, manifestações, abaixo-assinado, reuniões, a população não foi ouvida, mas ainda acredita que conseguirão tirar esse fardo dos moradores de Boa Esperança, 25 de Julho, Linha Nova.

Parabenizou os moradores pelo protesto reivindicando a manutenção da ERS-130, apontando a precariedade da via e mencionando o acordo entre Município e Daer. Levando em conta a importância da via e a grande circulação de veículos, não encontra outra alternativa que não seja a pavimentação asfáltica. Enfatizou a incoerência do Estado apontando que estão pedagiando a ERS-130, entre Lajeado e Encantado, mas esquecem que o asfalto da rodovia não está concluído. Registrou os danos causados por esse descaso do Estado indicando que é imprescindível pressioná-lo para a pavimentação asfáltica, ação que está atrasada por décadas.

Encerrou sua participação parabenizando a Padaria Beamar pela inauguração do novo prédio. “Uma empresa cruzeirense que muito nos orgulha. Desejo de coração que continuem nessa caminhada de sucesso”, rematou Maisa.

Data de publicação: 25/05/2022