Ao se pronunciar na Casa Legislativa, Maisa Aparecida Siebenborn (PDT) falou a respeito do Projeto de Lei que apresentou para que seja publicado mensalmente, por meio de sítio eletrônico oficial, as verbas parlamentares recebidas, de origem estadual e federal, no intuito de viabilizar o acompanhamento da população. Qualquer gestão pública deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, assim, a proposta vem de encontro a esses princípios dando condições dos munícipes acompanharem o recebimento das verbas, bem como sua aplicação e execução. Destacou que o dinheiro público deve ser utilizado para beneficiar o maior número de pessoas possível.

Referente à Indicação solicitando a atualização das ruas no Google, a vereadora acredita que seja uma solicitação relevante já que o GPS é uma alternativa diária das pessoas sendo imprescindível estar atualizado. Sugeriu ainda, que a atualização no Google, como também a instalação de placa com a denominação, ocorra de forma imediata, assim que uma denominação de rua for aprovada.

Sobre o Projeto de Lei Nº 117, referente à isenção de IPTU à empresa Doaço Indústria e Comércio de Dobras e Perfis Ltda, alegou que foi uma aprovação de acordo com a legislação municipal enfatizando que as demais empresas, com 15 a 50 empregados e que não receberam concessão de imóvel, faça a solicitação.

Explanou sobre os impactos das doenças em diferentes esferas da sociedade enfatizando que a promoção da saúde é uma necessidade geral e fundamental para a coletividade. Saúde e Educação são as principais políticas públicas do país. Expôs que, pensando no bem-estar dos munícipes e preocupados com a fila de espera para cirurgias eletivas, o PDT destinou, em 2021, uma verba de R$ 200 mil e em março deste ano, a quantia de R$ 280 mil, ambas para a Saúde, o que certamente viabilizará as tão esperadas cirurgias eletivas. Foi divulgado que 169 procedimentos cirúrgicos serão realizados, no total de R$ 410 mil, o que significa que os valores destinados pelo partido político pagam as 169 cirurgias podendo ainda, contemplar mais pessoas.

Falou a respeito das reclamações quanto à demora nos atendimentos prestados no Hospital São Gabriel Arcanjo em razão da grande demanda, principalmente em consequência dos casos de dengue. Levando em conta que os postos de saúde atendem somente com agendamento, os pacientes são encaminhados ao HSGA, sobrecarregando a entidade. Sabe que estão enfrentando um surto, mas julga que a gestão pública precisa pensar em ações para diminuir o tempo de espera, minimizando o sofrimento dos infectados.

Emocionada, falou sobre o recente falecimento de sua mãe, amiga, companheira, confidente, apoiadora, Rosa Zanetti Lagranha- a Dona Mosa. Registrou inúmeras características da genitora citando sua autenticidade, bondade, sinceridade, honestidade, entre tantas outras. Agradeceu todas as pessoas que se solidarizaram com ela e sua família com mensagens de apoio agradecendo, especialmente aos “amigos de meses, amigos de anos e amigos de uma vida inteira, obrigada de coração pelo carinho que recebemos, eu e minha família, neste dia que foi o pior dia da minha vida”.

Data de publicação: 26/04/2022