Realizou-se na última sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores de Cruzeiro do Sul, a reunião a respeito do transporte escolar, assunto que vem gerando desconforto para algumas famílias cruzeirenses. O descontentamento consiste pelo fato de que, com o retorno do transporte coletivo urbano e a fim de torná-lo viável, o Município optou em aproveitar as novas linhas para realizar o transporte de alguns alunos que moram nas localidades contempladas pelos itinerários diários. Diante de manifestações de alguns pais contra a nova situação, o presidente da Casa de Leis, Demétrios Lorenzini, abriu espaço às famílias dos alunos para possibilitar que o Legislativo compreenda o posicionamento destes pais, se inteire dos argumentos e de alguma forma, contribua para uma solução.

Justificando a contrariedade, entre as alegações, os responsáveis apontaram a falta de cintos de segurança nos veículos, número excessivo de passageiros, demora no deslocamento dos estudantes e o contato dos alunos com pessoas desconhecidas que usarão o mesmo veículo. Na oportunidade, foi destacado que o intuito dos pais não é de prejudicar os demais cidadãos e sim, preservar o direito dos seus filhos.

Na tentativa de resolver o impasse, foi considerado algumas alternativas como a de agilizar a contratação de monitores para acompanhar os alunos durante o deslocamento e a ativação do micro-ônibus do Município para uso exclusivo dos estudantes.

Os responsáveis, representados por sua advogada, procuraram o Ministério Público e estão aguardando providências a respeito, sendo sugerido por ela um encontro entre pais e Executivo Municipal. Além disso, segundo o presidente, todos os apontamentos realizados pelas famílias serão levados à Administração.

Os pais agradeceram o acolhimento e a disponibilização dos vereadores em atendê-los na tentativa de ajudá-los e, em nome do Poder Legislativo, Lorenzini agradeceu a todos colocando que os legisladores estão à disposição.

Além da presença do presidente Demétrios Lorenzini, a reunião contou com a participação dos vereadores Gustavo Richter, Maisa Siebenborn, Daiani Maria, José André Schmitt e Isidoro Weschenfelder.

Data de publicação: 21/03/2022