⠀⠀⠀⠀

A vereadora Maisa Siebenborn (PDT), ao se pronunciar na Tribuna Livre em 02 de março, falou a respeito da sua Proposição solicitando que a Administração Municipal, ao homologar uma lei de denominação de rua, imediatamente informe ao setor de Trânsito com o intuito de que seja providenciada a placa indicativa de imediato.  Apontou que a organização das vias públicas é um aspecto positivo para a cidade, tanto aos cruzeirenses como aos visitantes.

Sobre a pintura da pista de skate, a vereadora afirmou que é uma ação importante que, além de contribuir para a proteção dos adeptos do esporte, embelezará o Parque Poliesportivo.

Quanto à Indicação solicitando o conserto na junção da Rua Margarida com o asfalto da Rua Primavera, no Bairro Cascata, Maisa esclareceu que é um pedido dos moradores que vêm convivendo com a falta do acabamento, o qual vem gerando transtornos a motoristas e pedestres em razão do desnível.
 
Parabenizou o Executivo Municipal por atender a comunidade cruzeirense providenciando linhas de ônibus para a zona rural do município. Informou que será oferecido uma vez por semana, três roteiros distintos e diariamente, transporte para o Distrito Industrial com previsão de início em 14 de março. “As pessoas terem à disposição transporte público e com trajetos que favorecem praticamente todas as localidades e bairros, isso é muito bom”, destacou a vereadora.
 
Explanou a respeito da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado em 24 de fevereiro. Há 90 anos foi publicada a primeira legislação eleitoral brasileira que reconhecia o voto feminino e incluía o voto secreto, destacando a importante história de Bertha Lutz, uma das pioneiras no movimento feminista no Brasil e responsável direta pela articulação política a qual deram o direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos nas décadas de 20 e 30.

Falou ainda sobre a relevância do Dia Internacional da Mulher. A ideia de uma data comemorativa anual surgiu a partir de um movimento do Partido Socialista da América em 1909 e, em 1975, o dia 08 de março foi instituído como o Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas com o objetivo de recordar conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Ressaltou que nos últimos anos o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas as quais vêm sendo discutidas amplamente tanto na sociedade como no cenário político. Salientando que é necessário melhorar a representatividade das mulheres na política, apontou que na última eleição, em Cruzeiro do Sul, a participação feminina aumentou consideravelmente, “uma bela conquista que temos que, no mínimo, manter”, apontou Maisa. Expôs que o Brasil é o terceiro na América Latina em menor representação parlamentar de mulheres, sendo essa realidade percebida desde as Câmaras de Vereadores até o Senado Federal. A vereadora julga essa representatividade muito baixa levando em conta que 51% dos eleitores são mulheres registrando que as cotas eleitorais têm contribuído pouco para a participação feminina. Acrescentou que no Partido Democrático Trabalhista-PDT, há um órgão instituído na luta e na defesa dos direitos das mulheres e no movimento popular, o AMT- Ação da Mulher Trabalhista, que será fundado em breve no município de Cruzeiro do Sul. Encerrou seu pronunciamento convidando a todas para participarem alegando que as mulheres têm o direito e o dever de se envolverem na política ressaltando que o intuito da AMT é a valorização, a defesa e a representação das mulheres trabalhistas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 08/03/2022

Créditos: Joseane Scheibel

Créditos das Fotos: Joseane Scheibel

Compartilhe!