⠀⠀⠀⠀

A vereadora Maisa Aparecida Siebenborn (PDT) iniciou sua fala parabenizando a ginete Helena de Azevedo Pereira e sua família pelo título conquistado no Freio Jovem. Declarou que é um orgulho para os munícipes ela ter colocado Cruzeiro do Sul em destaque.

Quanto ao transporte público, Maisa colocou que em reunião com a FETAG-RS, um dos muitos problemas apresentados, foi a falta de transporte no município. Considerou impossível uma cidade como Cruzeiro do Sul, com extenso território, não oferecer nenhum transporte coletivo. Comentou que a ACICS também se manifestou a respeito e acredita que para o próximo ano, o problema deva ser sanado.

Comentou sobre a sua sugestão para a criação da Casa do Artesão. Frisou que ela deve ser construída em um local central, bem localizado, para que haja boa visibilidade a fim de apoiar e valorizar os artesãos de Cruzeiro do Sul promovendo contato direto entre produtor e comprador.

O artesanato é uma arte, uma fonte de renda, um meio de expressão, um hobbie, um passatempo, uma atividade extremamente benéfica para o corpo e mente. Proporciona a melhora da concentração, eleva a autoestima, recupera a memória, estimula a criatividade, entre tantos outros benefícios. “Acredito que o artesanato deve ser visto como sinônimo de orgulho, tanto para quem cria, quanto para quem adquire as peças”, enfatizou Maisa, acrescentando que as peças criadas pelos artesãos são únicas e suas características não podem ser encontradas em produtos industrializados.

Mencionou que no último dia 22, foi comemorado 58 anos de emancipação de Cruzeiro do Sul e recordou fatos importantes da história do Município. Citou que sua criação foi através da Lei nº 5.097, sendo eleito Emílio Treter Sobrinho como primeiro prefeito e Ruben Feldens, vice-prefeito.

Explanou sobre a reinauguração da Casa do Morro. Relembrou que a edificação teve sua construção iniciada em 1873 e concluída em 1878. Em 1965 ocorreu a desapropriação do imóvel para ser propriedade do Município e já foi utilizada como restaurante, biblioteca municipal e museu. Em 2003 foi fechada ao público e em 2006 ocorreu o seu tombamento. Hoje a Casa do Morro está sendo totalmente restaurada e abrigará a Secretaria da Educação e Cultura. “ Estive visitando a Casa do Morro, nosso símbolo maior. Está linda, saí de lá feliz e com sentimento de que a nossa história está sendo recuperada, sentimento de valorização”, manifestou Maisa. Parabenizou a Administração Municipal e a todos que colaboraram com a obra de recuperação. “Parabéns Cruzeiro do Sul pelos 58 anos de emancipação e obrigada pelo presente que está dando a nós cruzeirenses”, destacou Maisa. Encerrou seu pronunciamento desejando um bom trabalho ao colega de partido, Enilton de Oliveira Quadros, que assumirá sua vaga no Legislativo no próximo mês.

Data de publicação: 24/11/2021