A vereadora Maisa Aparecida Siebenborn (PDT), em pronunciamento, falou de sua Proposição para a conclusão da Rua São João, onde liga a Rua Bento Gonçalves com a Rua Juscelino Kubitschek, a fim de oferecer mais uma opção de acesso à Casa do Morro. Destacou que essa é uma obra muito aguardada pela comunidade e, além de criar mais um acesso entre o centro e o símbolo maior da cidade, também beneficiará os munícipes que residem na Vila Italiana e no morro de Cruzeiro.

Parabenizou a família e externou sua satisfação pela aprovação da denominação de Rua Seli Liria Noll. Relatou que teve o prazer de conhecer a homenageada, uma pessoa honrada, trabalhadeira, comunicativa e simpática.

Parabenizou a ginete Helena de Azevedo Pereira, campeã do Freio Jovem, como também, sua família. “Essa é uma conquista que colocou Cruzeiro do Sul em destaque, uma honra para nós cruzeirenses”, salientou Maisa.

Quanto ao Projeto Escola Amiga dos Animais, a autora colocou que é um projeto que já foi aprovado em outros Municípios, inclusive na cidade vizinha de Estrela. Uma proposta importante para o Município que, através da educação, estimulará o conhecimento, o senso de responsabilidade e empatia nas crianças. É necessário ensinar as crianças desde cedo que todos os animais merecem respeito e preocupação destacando que a agressão gratuita aos animais reflete uma insensibilidade absolutamente inadmissível. O sistema educativo deve ensinar a amar, compreender e respeitar os demais seres.

Explanou sobre os benefícios da interação com animais. Frisou o poder terapêutico que contribui de forma positiva para a depressão, ansiedade, stress e baixa estima. Para exemplificar, citou o Centro de Equoterapia Vida que atua em Cruzeiro do Sul desde 2010. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar.

Expôs alguns temas tratados na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, entre eles: o direito à vida; o direito ao respeito e proteção do homem; nenhum animal deve ser maltratado; nenhum animal deve ser usado em experiência que lhe cause dor; todo ato que põe em risco a vida do animal é um crime contra a vida. Considerando os diversos pontos abordados, a vereadora pediu à Administração, um olhar atento aos animais declarando que Cruzeiro do Sul está com muitos casos de abandono e maus tratos.

Encerrou seu manifesto com duas citações para reflexão: “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante”- Albert Schweitzer. “A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma/ modo como seus animais são tratados”- Gandhi.

Data de publicação: 11/11/2021