A vereadora Marni Trentini Ledur (MDB) ao se pronunciar na Casa Legislativa, agradeceu a presença e os esclarecimentos por parte de lideranças do Hospital São Gabriel Arcanjo. Cumprimentou de forma especial os colegas que foram a Brasília. Afirmou que o Município foi muito bem representado, bem como o Poder Legislativo cruzeirense, podendo perceber a grande experiência proporcionada à Vanessa de Jesus, Daiani Maria e Isidoro Weschenfelder.

A vereadora expôs que no mês de setembro, acontecem duas importantes ações, Setembro Verde e Setembro Amarelo. Setembro Verde é uma campanha que trata da importância da doação de órgãos, mês de conscientização e esclarecimento sobre o tema. Informou que no município não há pessoas à espera de transplante de órgãos.

Já o Setembro Amarelo, é uma campanha de prevenção ao suicídio. Tema sério, considerado um problema de saúde pública e uma realidade em todas as cidades. Algo que precisa ser trabalhada a prevenção, registrando que Cruzeiro do Sul dispõe de uma equipe de Saúde especializada para auxiliar aos que precisam.

Parabenizou o Executivo Municipal pela instalação do brinquedo na Praça Dona Laura, razão pela qual atraiu um considerável número de pessoas no final de semana. Ressaltou que no Parque Poliesportivo, também o número de frequentadores está aumentando acrescentando que se há locais na cidade com atrativos e em boas condições, as pessoas os frequentarão reduzindo a busca por lazer em cidades vizinhas.

Quanto ao seu pedido solicitando reparos nos bueiros na Praça Dona Laura, justificou que alguns já estão quebrados ofrecendo perigo às crianças que ali frequentam.

Falou a respeito do Pedido de Informações em relação aos medicamentos que estão em falta no Posto de Saúde. Marni comentou que segundo a secretária da Saúde, Patricia Haenssgen, alguns medicamentos são adquiridos através do Consisa, o qual informou que houve um grande aumento na procura dos fármacos gerando um colapso em toda a cadeia de fornecimento, sendo que muitos medicamentos estão sem previsão de produção e entrega. Considerando a dificuldade de deslocamento dos munícipes em consequência da falta de transporte público no município, a legisladora sugeriu que a população entre em contato com a unidade de saúde para confirmar a disponibilidade do item antes de se deslocarem para a unidade.

Findou sua fala enaltecendo o empenho da Administração em fomentar o turismo na cidade e pela preocupação em trazer recursos para realizar melhorias. Nesse sentido, citou o avanço das obras na Casa do Morro, um importante ponto turístico de Cruzeiro do Sul e destacou que há belezas naturais na cidade que precisam ser melhor aproveitadas.

Data de publicação: 09/09/2021