⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nesta quarta-feira (30) realizou-se a cerimônia de posse do prefeito João Henrique Dullius, do vice-prefeito João Celso Führ e dos nove vereadores entre eleitos e reeleitos para o mandato de 2021 a 2024: Daiani Maria (MDB), Demétrios K. Lorenzini (PL), Gustavo H. Richter (PSDB), Isidoro J. Weschenfelder (PP), José André Schmitt (PP), Maísa A. Siebenborn (PDT), Marni E. Trentini Ledur (MDB), Sérgio L. Backes (PSDB) e Vanessa de Jesus (PSDB). A cerimônia ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Cruzeiro do Sul, a partir das 17 h, com restrições devido à pandemia de coronavírus: presenças restritas, respeito ao distanciamento social, uso de álcool em gel 70°, aferição da temperatura e uso de máscara. Para evitar aglomerações, a presença do público não foi permitida mantendo-se no ambiente somente os candidatos eleitos, o atual presidente da Câmara, atual prefeito, servidores da Câmara Municipal e equipe técnica. O ato solene foi transmitido ao vivo pela página oficial da Câmara de Cruzeiro do Sul no Facebook, a qual ficará disponível para visualizações posteriores.

A sessão foi aberta pela vereadora mais votada no dia 15 de novembro, Daiani Maria (MDB), que convidou para compor a Mesa: o atual presidente da Casa Legislativa Adriano Schneider, a assessora jurídica Adriana Schossler, o diretor- geral Alan Bohn e os vereadores eleitos.

Após a entoação do Hino Nacional Brasileiro, os legisladores entregaram seus diplomas eleitorais, suas declarações de bens e, mediante juramento, foram empossados.

Na ocasião, houve indicação verbal dos líderes de bancada, como segue: o PSDB: vereador Sérgio Luis Backes; MDB: vereadora Daiani Maria; Progressistas: vereador José André Schmitt; PL: vereador Demétrios Karol Lorenzini; PDT: vereadora Maísa Siebenborn.

MESA DIRETORA

Além da posse, também foi eleita a nova Mesa Diretora da Casa Legislativa para o próximo ano. Com chapa única e unanimidade de votos, o vereador Gustavo H. Richter (PSDB) foi eleito como presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul. A nova Mesa Diretora conta ainda com os legisladores Daiani Maria (MDB) como vice-presidente; Demétrios K. Lorenzini (PL) como 1º secretário e Sérgio Luis Backes (PSDB), 2º secretário.

Com a Mesa Diretora constituída, o presidente eleito para o exercício de 2021, Gustavo Richter, ocupando o espaço principal da Mesa, conduziu o empossamento do prefeito João Dullius e seu vice, João Celso Führ, que prestaram o compromisso legal.

PRONUNCIAMENTOS DE POSSE

O prefeito que finda o exercício, Lairton Hauschild, em pronunciamento declarou que o ano de 2020 foi atípico e difícil devido à pandemia, mas, está sendo também, uma lição de vida e que o lema para 2021 será esperança. Agradeceu a todos que acreditaram na gestão Lairton e João destacando que todos os projetos foram praticamente aprovados de forma unânime pelos legisladores de 2017 a 2020.

O vice-prefeito empossado, João Celso Führ, firmou o compromisso com os munícipes comprometendo-se a trabalhar com seriedade, honestidade e com diálogo visando o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul desconsiderando questões políticas.

O prefeito eleito para a gestão 2021- 2024, João Dullius, ao fazer uso da palavra, agradeceu a todos que o apoiaram e depositaram nele e no Monga a sua confiança. Manifestou a sua honra em tomar posse como prefeito com responsabilidade de bem conduzir a cidade pelos próximos 4 anos. “Estar à frente da Prefeitura, é mais uma emoção, é a oportunidade que essa cidade me proporciona, que o povo de Cruzeiro me confiou e para as quais conto com o apoio de toda a população”.

O presidente Gustavo Richter agradeceu os 380 votos confiados a ele manifestando sua alegria e orgulho pelo resultado. “Espero poder representá-los da melhor maneira possível, não somente eles, mas enfim, todos os munícipes.” Agradeceu aos colegas por oportunizar a presidência da Casa, cargo que julga de extrema responsabilidade e ressaltou a importância da parceria do Poder Legislativo com o Executivo.

Após os pronunciamentos, a cerimônia foi encerrada com a assinatura da Ata de Posse pelos políticos eleitos.

Data de publicação: 31/12/2020