A secretária de Educação, Turismo e Esportes, Anelise Assmann, esteve presente na última sessão ordinária da Casa Legislativa, à convite da vereadora Vanessa de Jesus.

Levados os alunos do pré, 1º e 2º séries da escola EMEF Antônio Domingos Ciceri Filho, localizada na Vila Zwirtes, para a EMEF Passo de Estrela, e a transferência das turmas de 3º, 4º e 5º séries do Passo de Estrela para o educandário da Vila Zwirtes, foi o motivo da explanação.

Diante da redução considerável do número de alunos nas referidas séries, Anelise explicou que se tornou inviável a manutenção de tais turmas sendo essa alternativa, uma maneira de melhor atender as crianças evitando a aglutinação de turmas. A secretária colocou que o projeto foi exposto aos pais em reunião havendo o apoio unânime dos responsáveis. Salientou ainda que no Passo de Estrela há oferta de turno integral e garantia de transporte aos alunos.

Após esclarecer todas as dúvidas dos vereadores, a secretária reforçou que atualmente a aglutinação, que é uma das opções caso o sistema atual não permaneça, não seria indicado em razão do aumento de alunos com autismo e com transtornos de aprendizagem, além dos efeitos da pandemia. Encerrou sua fala afirmando que em novembro, período de matrículas e, com o número de alunos estabelecido, debaterão com as comunidades qual o melhor caminho a seguir sendo, talvez, a aglutinação uma das possibilidades afirmando que será respeitada a escolha da maioria dos pais salientando que a grande preocupação da Administração Municipal é com a qualidade de ensino.

Data de publicação: 19/10/2021