José André Schmitt (Progressistas), ao se pronunciar durante a sessão ordinária de 21 de setembro, falou sobre a descentralização das sessões legislativas. Colocou que é um fato de grande relevância, que tem por objetivo aproximar a comunidade das atividades legislativas, ampliar e divulgar o trabalho dos edis. Espera que o movimento aconteça em outras comunidades.

Sobre a Indicação de sua autoria, onde solicita a instalação de placa com denominação de ruas e estradas, principalmente na zona rural do município, o legislador esclareceu que muitas das vias identificadas estão com as placas depreciadas havendo a necessidade de substituição ou reforma. Destacou ainda que as vias que não possuem placas de identificação dificultam a entrega de mercadorias e a localização de visitantes. Pediu atenção da Administração para a questão que é recorrente na Casa sugerindo que as placas sejam padronizadas. Declarou que o investimento é baixo afirmando que o interior da cidade merece a atenção do setor de trânsito.

Quanto à Proposição onde o vereador sugere o estudo sobre a viabilidade de implantar uma academia de ginástica de saúde junto à Escola Estadual de Ensino Médio São Miguel, em Linha Sitio, e outras localidades do interior, o legislador destacou que é uma solicitação de várias comunidades. Registrou que o número de pessoas do interior que estão buscando por qualidade de vida através da atividade física como forma de prevenção de doenças está crescendo consideravelmente, sendo inviável tais atividades serem praticadas pelas estradas municipais pelo risco que oferecem. Pediu a atenção do Executivo nesse sentido enfatizando que o deslocamento de munícipes do interior ao centro da cidade para esse fim, é inviável.

Referente à qualidade das estradas, Schmitt apontou que o assunto é muito cobrado pelos vereadores. Nesse sentido, parabenizou a Administração pelo trabalho executado na Estrada Geral de Linha Sítio, informando que estão realizando limpeza, abertura de valetas e colocação de material. Relatou que a solicitação para a retirada da parada de ônibus na entrada de Linha Sítio, apresentada por ele em 2021, foi atendida. Nesse espaço farão um canteiro que será adotado pelo Bistrô Alecrim do Sítio, desejando que tal exemplo seja seguido em outros locais. Elogiou a melhoria efetuada na estrada da Boa Esperança Baixa acrescentando que a mesma foi viabilizada com recurso do Governo do Estado. Espera que o trabalho seja feito em outras localidades do interior destacando que 40 % da arrecadação do Município é originado do setor primário, considerando justa oferecer estradas de qualidade e bons acessos aos produtores rurais.

Encerrou seu pronunciamento explanando a respeito do caminhão pipa de dejetos que está inativo aproximadamente há nove meses. Afirmou que é uma questão cobrada de forma intensa pelos munícipes já que o setor de suínos é responsável por considerável fatia da arrecadação considerando um direito dos produtores. Acrescentou que a alegação é de que o veículo está em reforma e espera que em poucos dias o caminhão esteja à disposição dos cruzeirenses.

Data de publicação: 28/09/2022