O vereador José André Schmitt (Progressistas) ao fazer uso do seu espaço na Casa Legislativa, falou acerca da Proposição apresentada por ele reivindicando a manutenção da estrada em Linha Sítio, iniciando na propriedade de Silvério Görgen e passando pelo condomínio da Dália Alimentos. Registrou a precariedade do trecho ressaltando o intenso fluxo de caminhões em razão da granja solicitando o patrolamento, limpeza de valetas, colocação de material e roçada.

Sobre a Proposição apresentada em conjunto pelos vereadores propondo a aquisição de um veículo tipo “van” para o deslocamento de pacientes a Porto Alegre, Schmitt julga que o Município já deveria ter providenciado um automóvel neste formato sendo imprescindível um estudo quanto à possibilidade de compra. Considerando que esse veículo transporta 12 a 15 pacientes, apontou a economia com combustível e funcionários registrando ainda, o conforto que será oferecido aos munícipes, especialmente aos que possuem mobilidade reduzida.

Explanou sobre a resposta da Administração Municipal ao seu ofício em relação ao retorno da produção primária ao Município. Colocou que hoje, no setor primário, os suínos encontram-se no topo do rancking correspondendo a 42% da arrecadação, leite e derivados representam 9%, as aves refletem 12% da arrecadação, seguidos da soja (10%). Afirmou que o Executivo investe no setor primário, mas acredita que poderiam investir ainda mais esclarecendo que a necessidade do setor é basicamente os acessos às propriedades, estradas de boa qualidade, horas de máquinas terceirizadas.

Finalizou sua fala agradecendo a Administração pelo atendimento de alguns de seus pedidos, como a instalação de placas com denominação de rua no Loteamento Krounbauer e em São Rafael, a recuperação da estrada na Linha Primavera mencionando o ótimo trabalho realizado pelo secretário de Estradas, João Aloysio Puhl, e o vice-prefeito, João Celso Führ, e pela placa proibindo a colocação de lixo próximo à ponte sobre o Arroio Sampaio, na Boa Esperança Baixa.

Data de publicação: 11/04/2022