Câmara restringe presença de público em função de pandemia.

Na última quarta-feira (18), ocorreu a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul sob a presidência de Adriano Schneider (PSDB).

Visando prevenir a propagação do Coronavírus, a Câmara Municipal adotou medidas como a restrição de atividades com aglomeração de pessoas, restringindo a presença de público na Sessão. Foi permitido a entrada apenas de vereadores e servidores da Casa.

Documentos apresentados pelos Edis:

-INDICAÇÃO Nº 013: o vereador Jair Guerino Klein (Progressistas) indica que a Administração Municipal, através do Setor de Trânsito, implemente uma faixa de segurança na rua Frederico Germano Haenssgen, em frente à empresa Haenssgen no intuito de oferecer mais segurança aos funcionários que precisam atravessar a rua para pegar ônibus ou seus carros no estacionamento.

-INDICAÇÃO Nº 014: Leandro Olbermann (PSDB) solicita que a Administração Municipal, através da Secretaria de Estradas, faça a roçada na estrada que liga a Picada Aurora a Sampaio tendo em vista que a vegetação está dificultando a visibilidade dos motoristas podendo ocasionar acidentes.

-PROPOSIÇÃO Nº 009: o edil Jair Klein reivindica que a Administração Municipal, através do Setor de Trânsito, instale placas de identificação nas ruas do Loteamento Kronbauer, no bairro São Rafael, sendo elas: Rua João de Barro, Rua Beija Flor, Rua 24 de Junho, Rua 06 de Maio e Rua 19 de Agosto. Já que não possui placas de identificação nas referidas ruas, e, há diversas casas em construção, o que, dificulta na entrega de materiais nos endereços.

O autor destacou a expansão do loteamento mencionando que estão sendo construídas atualmente cerca de nove residências afirmando que a ação facilitaria a localização para a entrega de materiais. Acrescentou que é um ato simples e necessário. O texto recebeu parecer favorável de todos os membros.

-PROPOSIÇÃO Nº 010: apresentado por Gustavo Richter (PDT) e aprovado pelos demais, o documento solicita que a Administração Municipal instale uma academia ao ar livre ao lado da quadra de esportes no bairro Passo de Estrela. Justifica-se, tendo em vista que é uma reivindicação dos moradores que buscam um local adequado para a prática de exercícios físicos.

O autor expôs que é um pedido da comunidade alegando que muitos gostariam de praticar exercícios mas não tem condições financeiras de bancar uma academia particular.

-PROPOSIÇÃO Nº 011: Richter ainda reivindicou à Administração Municipal que realize a manutenção na quadra de esportes do bairro Passo de Estrela, substituindo as redes das goleiras e fazendo a pintura da quadra apontando a utilização por parte da comunidade local e, também, dos alunos da EMEF Passo de Estrela, que praticam aulas de educação física no local.

Salientou que é um pedido que realiza há anos destacando a precariedade da quadra e a prioridade no atendimento deste pedido já que alunos do educandário realizam atividades neste ambiente. A Proposição foi aprovada de forma unânime.

-REQUERIMENTO Nº 007: a vereadora Anastacia Zart (PT) reivindica que a Mesa Diretora envie ofício ao DAER – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, solicitando a implementação de um redutor de velocidade na RS-130, nas proximidades da Clínica Geriátrica Jô Barth, no intuito de evitar acidentes, haja vista que há um grande fluxo de veículos na rodovia e, muitos motoristas, não respeitam o limite de velocidade.

Anastacia relatou que moradores tem dificuldade em ingressar nas suas residências quando se faz necessário a travessia da rodovia, carecendo parar na pista de rolamento por falta de acostamento. Divulgou que este pedido foi realizado anteriormente ao Daer que não autorizou a instalação de um redutor em frente a geriatria sugerindo que seja implantado metros antes deste ponto. O Requerimento foi aprovado em comum acordo entre os vereadores.

-Pedido de Informações 003: apresentado por João Celso Führ (PDT) e aprovado pelos demais edis, o documento questiona a Administração Municipal sobre a Praça Dona Laura:

*Qual a empresa está executando a obra de revitalização da Praça Dona Laura?
               *Por qual motivo a obra está paralisada?
               *Há previsão de retorno?
               *Qual a data prevista para a conclusão da obra?
               *Qual valor total da obra e quanto já foi repassado à empresa?

Führ acrescentou que a praça é um local de lazer para muitas famílias cruzeirenses destacando que o objetivo do documento é esclarecer dúvidas dos munícipes.

A próxima reunião ordinária, de acordo com o calendário pré estabelecido, ocorrerá em 01 de abril às 18:30h e restrita ao público em função do coronavírus.

A Câmara Municipal de Vereadores sempre prezou pela participação dos cidadãos e continuará garantindo o acesso de todos aos assuntos discutidos pelo Poder Legislativo pelos meios de comunicação.

Data de publicação: 19/03/2020