Projeto anteriormente retido pela Comissão, retorna à pauta resultando na sua aprovação.

Na quarta-feira do dia 10 de julho, na Câmara Legislativa de Cruzeiro do Sul, ocorreu mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador José Carlos Eckert (MDB). Na pauta da reunião, retornou o Projeto de Lei 158 que estava retido por definição da Comissão de Constituição e Justiça e, ainda, a apreciação do Projeto 160 do Poder Executivo, sendo ambos aprovados de forma unânime:
- PROJETO DE LEI Nº 158: visa autorizar o Poder Executivo a celebrar Termo de associação com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales – AMTURVALES, mediante contribuição mensal sendo o valor, aquele estabelecido de forma colegiada pelo conjunto de municípios reunidos em Assembleia Geral da AMTURVALES, levando-se em consideração as diferentes situações econômicas e financeiras dos municípios afiliados.
Em discussão ao projeto, o vereador João Celso Führ elogiou os esclarecimentos prestados pelo presidente da AMTURVALES durante o encontro da Comissão de Constituição e Justiça- CCJ. Registrou sua preocupação quanto a inexistência de um responsável pelo Turismo no Município podendo ocasionar a não concretização da proposta enfatizando que Cruzeiro do Sul tem potencialidades turísticas.
Jair Klein mencionou que seu único receio é a Administração ter esta despesa e, após um período, a proposta cair no esquecimento resultando no desembolso por parte da Administração mas sem aproveitamento.
Anastacia Zart concordou com a colocação exposta pelo presidente da associação à CCJ quanto a necessidade de Cruzeiro do Sul fazer parte da rota turística do Vale do Taquari evidenciando que no Município há vários pontos turísticos a serem explorados. Sugeriu que seja criado uma atração que envolva o aipim e que haja um engajamento no incentivo às atrações que serão oferecidas. Recordou que Cruzeiro do Sul já foi associado à entidade mas, na época, não houve progresso.
- PROJETO DE LEI Nº 160: que autoriza o Poder Executivo a repassar aluguel social para grupo familiar em situação de risco.
O texto solicita a autorização para repasse de aluguel social no valor mensal de até R$ 500,00 pelo período de até doze meses, para o grupo familiar de Graziele Mallmann, residente no bairro Glucostark, Cruzeiro do Sul, ante a situação de sua filha, paciente no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, estando listada para transplante de fígado, por ser portadora de doença hepática crônica e precisa ser estabelecida em uma moradia com ambiente adequado às mínimas condições de higiene, que a residência atual não oferece.
Em discussão a proposta, João Celso Führ frisou que trata-se de uma vida sendo imprescindível a aprovação do projeto.
O Presidente José Carlos Eckert destacou a importância dos cuidados no período pós-operatório sendo fundamental para o sucesso do procedimento.
SOLICITAÇÃO DOS VEREADORES:
- Requerimento Nº 007: o vereador Adriano Schneider (PSDB) solicitou à Mesa Diretora o envio de ofício à EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias, reivindicando a isenção total dos veículos emplacados em Cruzeiro do Sul na praça de pedágio do Município localizada na RSC-453.
Apontou a situação alarmante da rodovia RSC-453, sendo cobrada uma tarifa altíssima sem nenhum retorno ao usuário. Outrem, diversos munícipes cruzeirenses precisam utilizar o pedágio para ir trabalhar, muitos produtores precisam buscar insumos e posteriormente escoar sua produção, necessitando utilizar o pedágio, o que acaba aumentando os gastos. Muitos motoristas de caminhões e ônibus precisam passar pelo pedágio para fazer suas rotas, entre outros que, realmente, precisam passar pelo pedágio a fim de se locomover dentro do Município, nesse sentido, solicitou urgência na definição da situação.
O autor acrescentou que há inúmeros munícipes que, por residirem em determinadas localidades, diariamente precisam pagar pedágio para terem acesso ao seu local de trabalho sendo que, a instalação da praça de pedágio não foi uma reivindicação do Município. Baseando-se nesses argumentos, Schneider concluiu que nada mais justo que a isenção dos veículos de Cruzeiro do Sul. O texto obteve todos os votos favoráveis do plenário.
O próximo encontro dos edis está agendado para o dia 24 de julho.

Data de publicação: 11/07/2019