Com a necessidade de prosseguir com os trabalhos do Poder Legislativo mediante a pandemia, no dia de ontem (24), ocorreu Sessão Extraordinária. A convocação foi feita pelo Presidente da Casa, o vereador Adriano Schneider (PSDB) e, em cumprimento do decreto municipal com o intuito de evitar a circulação de pessoas, a reunião foi realizada por videoconferência na prevenção do contágio do novo Coronavírus (COVID-19).

Na ordem do dia, o Projeto de Lei Nº 187-04/2020 que tem por objetivo proceder ajustes na Lei nº 395-03/2003, que reorganiza o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. Com as alterações propostas, será possível atender um antigo anseio da categoria em adimplir o valor do Piso Nacional do Magistério aos professores do Quadro do Magistério de Cruzeiro do Sul sendo necessárias adequações no intuito de viabilizar o atendimento desta necessidade.

Os legisladores discutiram o texto por quase duas horas antes da votação e o Projeto foi aprovado por 5 a 3 , tendo em vista que a classe do magistério ficaria sem o reajuste de 4,5% que foi dado aos demais servidores, retroativo a 01/03/2020, e que será pago agora no final do mês.

Diante da pandemia que vive o país, não sendo diferente em Cruzeiro do Sul, os vereadores entenderam ser imprescindível neste momento garantir a remuneração da classe, já que não se sabe quanto tempo vai persistir o isolamento considerando a preocupação com a saúde financeira do Município no futuro próximo, evitando a incapacidade de pagar salários em dia.

A decisão não foi fácil tendo em vista que alguns professores queriam a aprovação para garantir a remuneração e outros solicitavam a não aprovação para posterior ação judicial.

O próximo encontro legislativo será no dia 1º de abril às 18:30 h.

Data de publicação: 25/03/2020