.

A fim de explanar sobre a atual situação da pandemia, bem como o andamento das vacinações contra a covid-19 em nosso município, a secretária de Saúde e Saneamento, Patricia Haenssgen, conversou virtualmente com os vereadores durante a mais recente Sessão Ordinária do Poder Legislativo. O diálogo, sugestão da vereadora Daiani Maria, oportunizou exposições gerais sobre o assunto por parte da secretária, além de sanar dúvidas dos edis.

Patricia esclareceu que, até a data de 17 de março, o município recebeu 1472 doses de vacina, dessas, foram aplicadas 923- 706 pessoas vacinadas com a primeira dose e 217 vacinadas com primeira e segunda dose, esclarecendo que há um intervalo de tempo que deve ser respeitado entre as aplicações.

As últimas semanas foram as mais críticas desde o início da pandemia com aumento significativo no número de óbitos. Ressaltou a exaustão da equipe de Saúde. O atual cenário também tem gerado preocupação a respeito dos efeitos na saúde mental tanto da população quanto dos profissionais.

Entre outras medidas tomadas para evitar o contágio, citou a sanitização dos ambientes nos postos de saúde e em lugares de grande circulação, utilização de diversos meios de comunicação visando alcançar o maior número de pessoas possível a fim de conscientizar sobre as medidas de prevenção. Canalizaram todos os casos de sintomas gripais para a Unidade Básica de Saúde do Passo de Estrela, buscando atender em um único local as pessoas com suspeita de estarem contaminadas com coronavírus, medida de extrema importância para evitar a proliferação do vírus nas demais unidades de saúde. Firmaram recentemente, convênio com o Hospital de Marques de Souza para garantir oferta de leitos para pacientes com suspeitas de covid-19.

Quanto aos grupos prioritários de vacinação, o município segue a determinação do Governo do Estado sempre mantendo a população informada através de diferentes meios de comunicação, inclusive com auxílio de um carro de som que circula pela cidade.  As informações acerca de doses versus vacinas aplicadas, podem ser acompanhadas no site localizasus.saude.gov.br.

Ainda prestou esclarecimentos complementares respondendo dúvidas dos edis. Acrescentou que os munícipes que se encaixam no grupo prioritário de vacinação contra covid-19 devem se dirigir à unidade de saúde que comumente buscam atendimento. Já idosos que tenham dificuldade de deslocamento estão sendo vacinados em casa por profissionais.

Reforçou que o atendimento do Centro de Referência Municipal da Covid-19, UBS Passo de Estrela, é das 07:30 h às 16 h, sem fechar ao meio dia.

Cirurgias eletivas estão todas canceladas sendo realizado apenas àquelas que passam a ser consideradas de urgência/ emergência enfatizando que a decisão não cabe ao Município e sim, é resultado da falta de leitos de UTI e hospitais superlotados.

O município utiliza do teste PCR para detectar a presença do vírus no organismo do paciente. O recomendado é que a coleta seja realizada entre 3º e 5º dia de sintomas e o resultado disponibilizado em torno de 10 dias. Neste meio tempo, é receitado tratamento ao paciente além da orientação de isolamento social em torno de 14 dias.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Richter, encerrou a interlocução parabenizando a atuação da secretária e sua equipe e agradeceu sua disponibilidade e esclarecimentos.

Data de publicação: 22/03/2021