⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ao fazer o uso da palavra, o vereador Gustavo Richter (PSDB) iniciou seu pronunciamento dando as boas vindas às suplentes de vereador que assumiram vagas na Casa neste mês, Daniela Sehn e Cristiane Schneider. Explanou sobre a participação das mulheres na política apontando que atualmente no Poder Legislativo cruzeirense, as mulheres estão em maioria, um fato importante. Esclareceu que a situação envolve tabus e preconceitos, mas percebe-se que a cada dia o sexo feminino vem buscando o seu espaço em áreas diversas, parabenizando-as.

Parabenizou o Executivo Municipal pelo contrato firmado pela Administração para a contratação do sistema de videomonitoramento em Cruzeiro do Sul. Richter recordou que apresentou essa reivindicação em 2021, a qual foi reforçada este ano pela colega Marni Ledur. Enfatizou a importância do assunto, afirmando que certamente a ação contribuirá para a elucidação e diminuição de delitos, além de auxiliar os órgãos de segurança nos atos de vandalismo.

Quanto ao pedido apresentado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Demétrios Lorenzini, a respeito do lixo da cidade, o vereador Gustavo recordou que o assunto é recorrente na Casa. Frisou que a colaboração do munícipe é imprescindível apontando o frequente descarte de lixo de maneira irregular. Mencionou os atos de vandalismo em lixeiras, os quais prejudica toda a população. Sobre o recolhimento dos resíduos que está prejudicado, destacou que os vereadores querem saber o motivo pelo qual o serviço não está sendo prestado em determinados locais.

Em relação ao Pedido de Informações protocolado pela vereadora Cristiane Schneider acerca do término do asfalto e calçada da Rua João Schardong, no Passo de Estrela, Gustavo apontou que a explicação apresentada pela Administração Municipal é insuficiente. Apontou que há meses a obra foi iniciada tanto na Schardong, como na Rua das Saíras e Rua dos Coqueiros. “Quando a obra é iniciada, ela tem que ser finalizada”, salientou Richter. Esclareceu que ao questionar sobre a questão, colocaram ao vereador que a empresa está no prazo legal, mas no seu entendimento, há um grande descaso por parte da empresa responsável pelas pavimentações. Enfatizou a enorme dificuldade de conquistar uma emenda parlamentar a fim de beneficiar o Município com melhorias, acrescentando que entre as consequências desse tipo de conduta, está o impedimento dos deputados parceiros inaugurarem as obras.

Quanto à Indicação apresentada por Gustavo solicitando pintura de toda a extensão da Rua Rubem Feldens, o legislador mencionou a importância da revitalização da via. Espera que o pedido seja atendido o quanto antes já que o estoque de tintas foi reposto.

Em relação à Proposição Nº 091 para a construção de uma estrutura para pátio coberto na EMEI Dona Maria Julieta, localizada no bairro Passo de Estrela, o autor alegou que vem buscando essa melhoria desde a legislatura passada. Alegou que é uma reivindicação dos moradores e pais de estudantes, acrescentando que em dias de forte calor, frio ou chuva as crianças ficam impedidas de usufruírem do espaço externo ficando inviável permanecer em sala de aula.

Mediante a solicitação de munícipes para colocação de areia na quadra do Parque Poliesportivo, Richter esclareceu que, segundo a secretária responsável, o material será colocado em breve.

Falou sobre o atendimento do Hospital São Gabriel Arcanjo. Relatou que no dia da sessão recebeu uma reclamação a respeito e não teve êxito no contato com o gestor da casa de saúde. Explanou sobre o fato ocorrido com uma munícipe que testou positivo para Covid-19. Apontou que situações e condutas precisam ser revistas afirmando que contatará a secretária de saúde para que o fato não volte a ocorrer.

Gustavo findou sua fala convidando os adeptos do esporte para o Campeonato Regional de Bocha que ocorre em sextas-feiras à noite, com o Bar do 15 representando Cruzeiro do Sul, e aos sábados são promovidas as competições do Campeonato Municipal de Bocha Força Livre. Acrescentou que no fim de agosto iniciará o Campeonato Municipal de Futsal.

Data de publicação: 22/08/2022