⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O vereador Gustavo Richter (PSDB) trouxe à Casa Legislativa, suas condolências à colega Maisa Siebenborn e família, pela perda de sua mãe, como também, à família de Elaine Schneider.

Falou sobre a Indicação apresentada por ele no início de abril, onde reivindica a instalação de uma parada de ônibus no entroncamento da Rua da Divisa e Rua Maria Elizabeth Giovanella. Comentou que esse pedido vem sendo solicitado por ele desde a gestão passada e que infelizmente, os moradores ainda não foram contemplados. Destacou o início do período de frio e de maior ocorrência de chuva sendo imprescindível tal estrutura para abrigar os usuários do transporte coletivo.

Em relação à Proposição elaborada em conjunto pelos edis para aquisição de uma “van”, Richter explanou sobre os relatos quanto às dificuldades dos munícipes no deslocamento a outros municípios, especialmente a Porto Alegre, considerando os problemas de saúde de cada um.

Sobre a Indicação pedindo a manutenção e limpeza de valas nas estradas do município, o vereador destacou a importância de a ação ocorrer de imediato já que se aproxima um período de constantes chuvas evitando assim, maiores problemas.

Explanou sobre a Proposição Nº 040, que trata da construção da capela mortuária na comunidade do Passo de Estrela, apresentada em conjunto com o colega Isidoro Weschenfelder. Gustavo ressaltou que é uma demanda antiga, que vem buscando desde a gestão passada e, agora, o colega Isidoro também recebeu tal queixa, já que em um momento de perda de um ente, não há local adequado para velórios, ocorrendo na igreja. Espera que a Administração atenda o pedido.

Sobre os Projetos de Lei que tratam de incentivos às empresas, aprovados no último dia 20, o legislador expôs que as matérias são de suma relevância tendo em vista a importância da manutenção e implantação de novas empresas, dado que são elas, as responsáveis pelo retorno financeiro que viabiliza investimentos por parte do Município.

Diante do Pedido de Informações da colega Vanessa de Jesus sobre a empresa contratada para o recolhimento do lixo verde, Richter registrou que há uma grande cobrança a respeito do recolhimento de entulhos e que, segundo munícipes, a situação perdura por meses. Pediu à Administração que analise a situação a fim de minimizar os transtornos gerados à população.

A iluminação pública foi outra questão levantada pelo legislador. Ciente que as lâmpadas serão substituídas por de LED, mediante parceria entre RGE e Município, acredita que enquanto o projeto não é colocado em prática, o processo de substituição precisa ser executado. Em conversa com o secretário de Obras, Milton Weiler, a compra do material foi realizada e estão aguardando a chegada.

Sobre o Projeto de Lei para custear despesas com a arbitragem para os clubes esportivos que participam da Taça Integração ASLIVATA, Gustavo registrou a importância do esporte e explanou sobre as dificuldades de gerir uma sociedade. Apontou cobranças a respeito de competições anteriores não receberem esse apoio, já que na época, somente competições municipais eram contempladas.

Pediu manutenção na Rua Ireno França, via que dá acesso ao posto de saúde do Passo de Estrela, e a instalação de grades em algumas bocas de lobo, também no Passo de Estrela.

Concluiu sua fala parabenizando a Administração Municipal pela retomada dos atendimentos odontológicos no posto de saúde do Passo de Estrela sendo que tais atendimentos não eram ofertados há mais de um ano.

Data de publicação: 27/04/2022