⠀⠀⠀⠀

O vereador Gustavo Richter (PSDB) iniciou o seu pronunciamento na Casa Legislativa comentando a respeito da questão do transporte municipal. Relatou que ao serem informados do retorno do transporte coletivo público, os vereadores comemoraram, mas da maneira que está sendo executado, unindo com o transporte escolar, gerou uma grande repercussão. Elogiou a preocupação dos pais com a segurança dos filhos colocando que é preciso dialogar a fim de encontrar a melhor solução.

Falou sobre o programa da RGE que o Município foi contemplado, o qual viabilizará a substituição das lâmpadas na iluminação pública por de LED. Segundo o secretário de Administração e Finanças, o Município gasta R$ 50 mil com iluminação pública, possui uma arrecadação de aproximadamente de R$ 30 mil, cabendo ao Executivo Municipal arcar com a diferença. O Município entrará com a contrapartida em torno de R$ 30 mil e a RGE, com mais de R$ 1 milhão, destacando que o programa gerará uma considerável economia ao Município. A substituição das lâmpadas também será realizada nos postos de saúde, além da instalação de placas solares para captação de energia.

Em relação ao seu pedido para implantação de uma academia de saúde no Bairro Passo de Estrela, Gustavo expôs que é um programa de estratégia à saúde que visa uma melhor qualidade de vida acrescentando que é uma reinvindicação antiga dos moradores e julga que seja de extrema importância.

Sobre o pedido para uma praça de recreação no Loteamento Estrela do Sul, o autor esclareceu que há várias localidades que necessitam destas áreas a fim de proporcionar um local de lazer, especialmente às crianças, acrescentando que se trata também de uma questão de segurança visto que nesses locais elas estarão mais seguras.

Quanto ao REURB, pedido protocolado por ele em 2021 e que trata da regularização de áreas de terra e terrenos urbanos, afirmou que o movimento já teve seu início. Recentemente estenderam a ação para mais alguns loteamentos externando sua satisfação pela iniciativa da Administração registrando que muitos munícipes não possuem a documentação de suas áreas sendo que o REURB tem o propósito de facilitar a regularização favorecendo uma venda futura.

Pediu à Mesa Diretora, o encaminhamento ao setor competente da solicitação para o recolhimento de entulho na Rua Wilson Martinis Laguna. Segundo moradores, o material está há mais de um mês no local mesmo que a retirada já foi solicitada. Alegam mau cheiro e dificuldade na circulação.

Quanto à pavimentação na Rua João Schardong, oriunda de uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker (PSDB), Richter comentou que a obra foi iniciada. Relatou que insistiu novamente com o Executivo Municipal para uma contrapartida maior, mas alegam que não tem condições. Lamentou comentários desnecessários onde apontam ele como o responsável por a pavimentação asfáltica não contemplar um número maior de moradores, caracterizando a atitude como “politicagem barata”.

Encerrou sua explanação informando que em breve as obras de pavimentação na Rua das Saíras e na Rua dos Coqueiros terão início, situações viabilizadas por emendas parlamentares do deputado Daniel Trzeciak (PSDB) e espera que a melhoria afete positivamente na qualidade de vida dos moradores.

Data de publicação: 24/03/2022