O Presidente Gustavo Henrique Richter (PSDB), em pronunciamento na Tribuna Livre em 02 de junho, após os devidos cumprimentos, parabenizou a iniciativa unânime dos vereadores em propiciar a transmissão online das sessões da Câmara pelo Facebook. Recordou que na legislatura passada foi levantada a hipótese, mas a ideia não foi concluída. Ressaltou que o público que prestigiava presencialmente as reuniões, hoje não pode se fazer presente em razão da pandemia de covid-19 sendo que o feito proporcionará transparência e comodidade aos munícipes que podem acompanhar de casa os encontros legislativos. Informou que o investimento foi de R$ 7.900,00, não sendo o custo total, já que está sendo utilizada a mesa de áudio que já pertencia à Câmara, mas não sabe-se se a mesma suportará a demanda. Parabenizou todos os colegas pela iniciativa e aos servidores da Casa pelo empenho.

Quanto ao redutor de velocidade em frente à EMEF Passo de Estrela, afirmou que o pedido visa segurança e precaução baseando-se na grande circulação de crianças ressaltando que é uma reivindicação da comunidade, em especial dos pais de alunos do educandário.

Explanou sobre a Proposição onde pede a instituição de um programa para o controle populacional de natalidade de cães e gatos. Comentou que o problema de abandono animal existe há muito tempo e vem se agravando com o passar dos anos considerando fundamental uma lei que visa a causa animal. Mencionou o grupo de voluntários que se dedica à causa, mas não estão dando conta da demanda. Espera que a Administração tome providências a respeito e fez um apelo à população no combate ao abandono pedindo conscientização e responsabilidade dos tutores.

Pediu ao setor responsável, a pintura das faixas na pista de rolamento e nos quebra-molas em toda a extensão da Rua Ruben Feldens a fim de melhorar a visibilidade e segurança.

Sobre a vacinação contra covid-19 dos professores, entende que não é uma norma de âmbito municipal, que parte do Ministério da Saúde, mas os municípios, aos poucos, estão tendo maior autonomia nesse processo desejando que Cruzeiro do Sul avance nesse sentido oferecendo maior segurança aos educadores para exercerem sua função.

Diante de indagações a respeito do trabalho dos legisladores, o Presidente informou a quantidade de pedidos protocolados na Casa Legislativa até o presente momento: 53 Indicações, 79 Proposições, 35 Requerimentos, 9 Pedidos de Informações, 4 Projetos de Lei e 2 Projetos de Resolução, sinalizando o empenho dos vereadores em benefício do munícipe.

Solicitou a recolocação da placa com a denominação da Rua Jacob Affonso Lenhard. Quanto às solicitações de roçadas na Rua Relindo Dullius e na Rua João Schardong, expôs que o serviço não foi atendido de imediato pelo fato das roçadeiras estarem em manutenção, mas com a situação resolvida, a Dullius foi contemplada e nos próximos dias, devem limpar a Schardong. Agradeceu.

Encerrou seu discurso agradecendo ao deputado federal Daniel Trzeciak que no fim do ano passado destinou uma emenda no valor de R$ 250 mil para pavimentação de duas ruas no Passo de Estrela e, agora, está destinando mais R$ 100 mil para custeio de serviços de atenção básica em saúde julgando importante este apoio destacando que muitos dos deputados são eleitos por intermédio dos vereadores.

Data de publicação: 10/06/2021