O Presidente Gustavo Henrique Richter (PSDB) iniciou sua manifestação no último dia 19, explanando sobre seu pedido acerca da Estrada Geral da Linha Nova. Comentou que problemas em relação às estradas do interior estão sendo recorrentes e informou que, segundo o vice-prefeito João Celso Führ, o maquinário está sendo consertado gradativamente. Apontou que na sua percepção, a grande dificuldade é a questão do material. De acordo com o secretário de Administração e Finanças, a extração na saibreira é inviável e como alternativa, firmaram parceria com a família Schwertner, mas o material não possui boa qualidade. Acredita que o Poder Executivo encontrará uma alternativa a fim de solucionar essa questão.

Quanto ao Projeto de Lei que trata do termo de parceria entre Município e Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência Visual de Lajeado, Richter apontou que quando se trata de saúde, o apoio é fundamental, destacando que é imprescindível a divulgação da parceria para que mais pessoas sejam beneficiadas.

A respeito do programa de auxílio financeiro no custeio de horas máquinas aos produtores rurais, expôs que a ajuda de 50% no valor da hora será de grande valia para a categoria ressaltando que parte considerável da arrecadação do Município é oriunda da Agricultura. “É o mínimo que o Executivo pode fazer pra auxiliar esses agricultores”, rematou Richter.

Quanto ao Projeto de Resolução Nº 002 acerca da AVAT, destacou que o valor vem sendo pago desde 2010 tratando-se apenas de uma questão de ajuste por parte da associação.

Sobre o seu pedido à RGE para que seja instalada rede de energia elétrica na Rua Irineu Otto Weiler, no Passo de Estrela, recordou que a reivindicação foi apresentada por ele em mandato anterior, mas não obteve sucesso frisando que a iluminação é fundamental para a segurança. Relatou que o responsável pela RGE está entrando em contato com os vereadores para que as demandas sejam encaminhadas de forma direta, ação importante para que não caia no esquecimento.

Em relação à vacinação contra covid-19 em professores, Richter destacou que vem defendendo a ideia a qual precisa ser colocada em prática o quanto antes. Comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a imunização destes profissionais, entretanto alguns Municípios não acataram.

Falou ainda sobre o Projeto de Resolução Nº 001 que altera para semanais as Sessões Ordinárias. Recordou o comentário do autor Demétrios Lorenzini onde afirmou que na cidade vizinha de Santa Clara do Sul, “as coisas funcionavam” com as reuniões semanais. O Presidente expôs que é perceptível os diferentes progressos entre Municípios. Até mesmo, entre diferentes gestões no próprio Município onde algumas avançam mais e outras, nem tanto, havendo também a influência quanto à questão partidária de quem está no Governo Estadual e Federal, mas acima de tudo, acredita que é uma questão de gestão. Colocou que todos os vereadores estão fazendo a sua parte, nesse sentido, pediu para que seja feito um levantamento da quantidade de pedidos protocolados na Casa Legislativa neste ano. Quanto aos comentários a respeito dos vereadores considerarem demasiado Sessões uma vez por semana, Richter expôs que não é assim, concordando com o colega Isidoro que explanou sobre o trabalho de um vereador, destacando a preocupação contínua com a comunidade. “Escutar esse tipo de comentário, de certa forma até entristece”, lamentou Gustavo. Com a permissão do Presidente, o vereador Isidoro Weschenfelder expôs que é a ação que faz a diferença e não reuniões. O Presidente concordou com a contribuição do colega encerrando seu pronunciamento.

Data de publicação: 27/05/2021