O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Richter, solicitou uma reunião para esclarecer fatos recentes envolvendo o Hospital São Gabriel Arcanjo- HSGA, de Cruzeiro do Sul, mais precisamente, acerca de um vídeo que está circulando nas redes sociais. A reunião entre Poder Legislativo e administração do HSGA aconteceu de forma virtual na última quarta-feira (31).

Ramon Zuchetti, diretor da casa de saúde, explanou sobre o caso. Expôs que havia a necessidade de o paciente internar para aplicação de um medicamento, mas o enfermo não concordou. Por opção da família, compraram o fármaco, embora com mesmo nome comercial, se diferenciavam na forma de aplicação. Conforme recomendação médica, aplicação por via intravenosa foi indicada; já a adquirida, aplicação por via intramuscular, o que, segundo Ramon, gera diferentes efeitos. Ressaltou que a aplicação, em momento algum, foi negada por parte dos profissinais do hospital.

Após a elucidação, os vereadores além de questionamentos, sugeriram ao administrador, a emissão de nota de esclarecimento para aclarar os fatos à população, o mais breve possível, ressaltando a importância da ação. Levantaram ainda, que talvez, sejam necessárias medidas mais rígidas a fim de preservar a imagem destes profissionais que se mostraram excepcionais em um momento tão difícil e desafiador como na pandemia.

Zuchetti passou seu contato aos edis, com propósito de criar um canal direto para esclarecimentos, dúvidas e questionamentos colocando-se à inteira disposição. Ainda, aproveitou a oportunidade para explicar sobre o processo adotado pelo hospital em casos de suspeitas de covid-19 e apontou o aumento impactante dos preços de insumos hospitalares.

O presidente Gustavo Richter, em nome do Poder Legislativo, agradeceu os esclarecimentos por parte do HSGA colocando-se à disposição da entidade.

Data de publicação: 01/04/2021