Em pronunciamento no grande expediente, a vereadora Daiani Maria (MDB) iniciou sua fala comentando a respeito do Projeto de Lei que apresentou no mês de abril e que trata da Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O mesmo foi aprovado de forma unânime pelos legisladores, sancionado pelo prefeito e recentemente publicado o decreto que regulamenta o Projeto. Entre outros aspectos, o decreto prevê a obrigatoriedade dos estabelecimentos públicos e privados disporem do adesivo indicando atendimento prioritário às famílias onde os filhos possuem autismo. Ressaltou que o adesivo representa um olhar de empatia às dificuldades enfrentadas pela família que talvez não temos conhecimento. Os adesivos serão fornecidos pela Administração Municipal podendo ser retirados pelos comerciantes no setor de Transporte, mesmo local que o cadastro deverá ser realizado.

Explanou a respeito da Proposição de sua autoria que trata da inclusão do QR code nos boletos emitidos pela fazenda municipal. Declarou que se inspirou em uma sugestão apresentada por um vereador da cidade de Lajeado sendo que a iniciativa já foi adotada por diversos Municípios. Acredita que a proposta é um avanço, um facilitador, sendo de fundamental importância a evolução a fim de arrecadar os R$ 4 milhões em dívida.

Quanto ao seu Pedido de Informações questionando sobre a marcação de exames de rotina, alegou que não encontrou nenhuma informação sobre a alteração nas mídias. Acrescentou que o objetivo do documento é compreender a situação como também disseminar a informação aos munícipes.

Sobre a Semana Farroupilha, semana marcada pelos eventos festivos da cultura gaúcha, destacou o 20 de setembro lamentando que este ano,  novamente, não tiveram o acampamento farroupilha por decisão dos piquetes e entidades devida à pandemia. “Mas não basta, pra ser livre. Ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude. Acaba por ser escravo”, rematou sua fala homenageando os gaúchos, gaúchas e o Rio Grande do Sul.

Data de publicação: 23/09/2021