“Que experiência incrível que tivemos na última semana”, declarou a vereadora Daiani Maria (MDB), iniciando o seu pronunciamento, referindo-se à viagem a Brasília. Isidoro Weschenfelder, Vanessa de Jesus e ela participaram da XX Marcha dos Vereadores e na oportunidade, levaram solicitações de recursos, protocolos de projetos do Executivo Municipal e algumas demandas pessoais. A jornada se iniciou no Ministério do Trabalho e da Previdência Social, onde a vereadora Vanessa de Jesus e ela estiveram com o ministro Onyx Lorenzoni. Daiani expôs que se sentiu lisonjeada pelo fato de além de protocolarem os projetos, tiveram também que defender as propostas. Agradeceu o marido da colega Vanessa de Jesus, o Ubirajara da Silva Marques (Bira), por proporcionar o encontro com o ministro e às empresas parceiras que disponibilizaram produtos.

Acerca dos pedidos realizados em Brasília, destacou a solicitação de apoio financeiro para a construção de uma ponte sobre o Rio Taquari, reivindicaram recurso para o Hospital São Gabriel Arcanjo, construção de moradias, remanejamento de famílias em áreas de risco, levaram a questão da hidroelétrica, construção de um novo CRAS e enfatizou o projeto habitacional da Administração Municipal protocolado e apresentado ao ministro Onyx através do Programa Casa Verde e Amarela.

Quanto aos assuntos abordados na Marcha dos Vereadores, julgou de fundamental utilidade considerando o curso um divisor de águas desmitificando o que um legislador pode ou não fazer. Um dos pontos mencionados pela grande maioria dos palestrantes, é de que o vereador não é funcionário da Prefeitura, que o Legislativo é um Poder independente, colocando que é fundamental ser respeitado e se dar o respeito nos projetos, nos votos e no que é debatido. “Nós aqui representamos mais de 12 mil habitantes e foram estas pessoas que nos colocaram aqui dentro, e é com elas que nós temos o compromisso e é para elas que nós temos que trabalhar”, rematou Daiani.

Sobre a Proposição do colega Demétrios acerca da comercialização de alimentos no Parque Poliesportivo, expôs que em conversa com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, foi ventilada a ideia de fazer algo nesse sentido envolvendo as entidades do município.

Encerrou seu manifesto recordando palavras de um dos palestrantes da XX Marcha dos Vereadores onde ele trata da diferença entre vocação e profissão. Quando se tem vocação, a felicidade está em cumprir aquele papel e, quando se tem a vereança como profissão, a pessoa não se realiza em fazer uma ação, ela se realiza através daquilo que ela recebe.

Data de publicação: 09/09/2021