Isidoro José Weschenfelder (Progressistas) ao fazer uso da palavra, explanou sobre a viagem a Brasília e sua participação, bem como das vereadoras, Vanessa de Jesus (Moa) e Daiani Maria, na XX Marcha dos Vereadores. Primeiramente, parabenizou o encantadense e vereador de Iraí, presidente da UVB Gilson Conzatti, pela organização e o contexto apresentado. Expôs que na oportunidade puderam aprender sobre a função do vereador, o poder do seu voto e a consequência deste ato para o futuro do Município. Tiveram palestras com deputados, governadores e senadores invocando o cumprimento do dever legislativo com o Município julgando como uteis e gratificantes os assuntos abordados. Sugeriu que todos os vereadores, indiferente da sua localidade, participem desta experiência para aprimorar seus conhecimentos, como também, compreender o funcionamento na capital federal já que é lá que as verbas e as pessoas que precisam contatar estão, sendo fundamental para um vereador dispor de coragem e destreza para representar o seu Município.

“O tempo foi inimigo, mas eu consegui concluir as minhas visitas aos parlamentares levando as emendas que vão beneficiar a nossa cidade”, enfatizou o vereador. Agradeceu de forma especial o deputado Luis Antonio Franciscatto Covatti e seus assessores, ao senador Luís Carlos Heinze e assessores que o receberam e protocolaram os seus pedidos, os quais foram vistos com bons olhos. Declarou que já foram sinalizados pareceres positivos em algumas emendas mas gostaria de declarar somente diante da confirmação. Em conversa com senador Heinze durante visita ao Senado, foi confirmado um veículo, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro, um televisor e um ar condicionado para a Assistência Social, pedido realizado por um colega e que chegará ainda este ano para Cruzeiro do Sul. Acrescentou que além dos já citados, visitou ainda os deputados Jerônimo Pizzolotto Goergen e Affonso Hamm, salientando que esse contato é essencial.

Agradeceu a empresa Haenssgen que colaborou mediante fornecimento de mimos para presentear deputados e senadores. Estendeu seus agradecimentos a Julia Kretschmann pelo auxílio prestado na elaboração de toda a documentação para que ele levasse a Brasília.

Registrou que foram entregues documentos referente ao reassentamento de casas de risco à Secretaria Nacional de Habitação no Ministério do Desenvolvimento Regional por Daiani Maria, Vanessa de Jesus e por ele, além de buscarem informações quanto ao trâmite.

Falou ainda sobre o pedido apresentado por ele na última sessão ordinária para o aumento no número de vagas de estacionamento para motocicletas na cidade, onde acredita que é algo que precisa ser viabilizado.

Elogiou o pedido do colega Demétrios Lorenzini a respeito da comercialização de alimentos no Parque Poliesportivo e, aproveitando o momento, solicitou iluminação na quadra de areia para que as pessoas possam aproveitar o espaço também à noite.

Findou sua explanação parabenizando a nova presidente do Partido Progressistas de Cruzeiro do Sul, Marcia Weschenfelder, eleita na última convenção do Partido que ocorreu em 22 de agosto, desejando sucesso e bom trabalho a ela.

Data de publicação: 09/09/2021