Claumir Hahn- o Kiro (PDT), ao se pronunciar na Tribuna Livre externou sua satisfação pela presença de lideranças do Hospital São Gabriel Arcanjo na Casa Legislativa. Declarou que o anseio da população é a Casa de Saúde dispor novamente de bloco cirúrgico, julgando, na sua opinião, que seria este o aspecto mais importante.

Elogiou o prefeito e o vice-prefeito pelo trabalho que estão executando nas estradas. Apontou duas jazidas de saibro extraídas em menos de três meses, contrário da Administração passada que alegava que não havia essa opção, sendo inevitável a compra de material. Frisou a importância do conhecimento e do interesse a fim de manter nossas estradas com material próprio.

Falou sobre a Indicação de sua autoria referente a canalização sobre o esgoto no final da Rua São João. Comentou que neste local há uma rampa e uma escada onde quatro mulheres tomaram a iniciativa de cuidar deste local, um trabalho voluntário. Acrescentou que futuramente esse local certamente será um ponto turístico.

Falou da possibilidade de instalação do teleférico em Cruzeiro do Sul. Recordou o documento que apresentou no ano de 2013 sobre o assunto. Pediu encarecidamente que cada um dos vereadores busque com os seus deputados, verbas para que a obra se concretize. Segundo estudo, serão necessários R$ 1,6 milhão para o projeto, cabendo R$ 800 mil para cada um dos municípios de Cruzeiro do Sul e Estrela. Da parcela que cabe a Cruzeiro do Sul, relatou que participou de uma audiência pública em Encantado, onde dois deputados já lhe garantiram R$ 200 mil, faltando agora, R$ 600 mil, podendo este valor ser dividido entre os demais vereadores. Expôs que o teleférico terá um investimento aproximado de R$ 40 milhões e será explorado por uma empresa, não pelo Município. “É gigante, mas nós fazendo a nossa parte, nós chegamos lá”, salientou Kiro.

Acredita que em 10 anos, Cruzeiro do Sul deixará de ser uma cidade-dormitório e passará a ser uma cidade turística, sendo fundamental um pontapé inicial, questionando se os legisladores querem essa mudança. Julga que o turismo é primordial para fomentar o comércio, as empresas. Declarou que o Município de Lajeado está se manifestando para que talvez essa obra não ocorra em Cruzeiro do Sul, pedindo novamente aos vereadores que estudem a respeito.

Findou seu discurso elogiando o pedido do colega Demétrios Lorenzini acerca do Parque Poliesportivo, no qual está visando o turismo, concordando plenamente que o local necessita de um food truck ou algo semelhante.

Data de publicação: 08/09/2021