O presidente Gustavo Henrique Richter (PSDB) ao fazer uso da palavra, comentou a respeito do pedido da vereadora Daiani Maria sobre a parada de ônibus no entroncamento das ruas Ruben Feldens e João Schardong. Este pedido foi protocolado por ele na gestão anterior, mas ainda não foi atendido. Espera que com o reforço da colega, a comunidade do Passo de Estrela seja contemplada frisando a importância da recolocação evitando que as pessoas fiquem desabrigadas. Como da mesma forma aguarda o atendimento da sua solicitação em relação ao ponto de ônibus na Rua Maria Elisabete Giovanella.

Agradeceu a presença da secretária da Saúde, Patricia Haenssgen, que veio recentemente à Casa Legislativa explanar a respeito da vacinação contra covid-19 esclarecendo diversas situações à população.

Quanto à compra de notebooks para a Câmara de Vereadores proposto por Demétrios Lorenzini, Richter expôs comentários a respeito da Casa fazer ainda uso do papel, sendo considerado por muitos, um atraso. Sugeriu ao vereador que pretende presidir a Câmara no próximo ano, pensar a respeito julgando necessária a implantação da tecnologia, especialmente por questões ambientais.

Mencionou a aprovação da abertura de crédito para contemplar a comunidade da zona rural com a reconstrução da ponte na divisa dos municípios de Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, desejando que a situação seja solucionada o mais breve possível considerando a importância da obra.

Sobre o texto que trata da realocação das câmaras mortuárias, o presidente expôs que o Projeto é complexo e delicado. O assunto gerou polêmica e continuará gerando em consequência das divergências de ideias sendo necessário respeitar a opinião e decisão de cada um, enfatizando o quão é difícil a vereança, o poder de decisão. Apontou que desde a legislatura anterior busca um local adequado para a comunidade do Passo de Estrela, já que os velórios são realizados na igreja do bairro, mas por questão burocrática, as obras não tiveram início.

Em relação a causa animal, expôs que desde o início do ano estão empenhados a respeito. Esclareceu que os pedidos dos colegas referente ao castramóvel e o abrigo para os animais em situação de rua através do G-8, é pelo fato do prefeito João Dullius ser presidente do grupo, o que faz acreditar que as sugestões ganhem mais força. Citou os voluntários que vem trabalhando em prol dos animais em Cruzeiro do Sul apontando os pedidos de ajuda para vacinação, ração, medicamento, procedimento e demais necessidades, afirmando que é inviável ao grupo arcar com todas as despesas.

Reivindicou a manutenção do asfalto em toda a extensão da Rua Ruben Feldens. Aproveitou a oportunidade para parabenizar o Executivo Municipal pela manutenção das vias públicas registrando que as comunidades não foram contempladas na totalidade, mas gradativamente o trabalho está sendo executado, ressaltando a qualidade do serviço. Ainda agradeceu a manutenção na entrada do Loteamento Fick relatando que levou a demanda informalmente ao setor competente sendo prontamente atendido.

Proferiu sobre o transporte público para universitários, especialmente os que frequentam a Univates, que está retomando as aulas presenciais e afirmou que levará o assunto à Administração Municipal.

Encerrou seu manifesto homenageando os pais pela passagem do seu dia, especialmente o seu, falecido há seis anos, agradecendo tudo o que ele representa.

Data de publicação: 12/08/2021