⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A secretária de Saúde Patricia Haenssgen se fez presente na Casa Legislativa na última sessão ordinária para proferir a respeito do andamento da vacinação contra covid-19 no município, à convite do presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Gustavo Richter.

Patricia expôs que até o dia 21 de julho, 6.117 munícipes estavam vacinados com a primeira dose e 2.865 pessoas com o plano de imunização completo. Fornecidas por cinco laboratórios, a secretária explicou que as vacinas possuem diferenças, como por exemplo, o intervalo entre as doses, variando de 4 a 12 semanas. As aplicações estão ocorrendo mediante agendamento, sendo eventualmente oferecidas em dias alternativos, a fim de oportunizar a imunização de trabalhadores que tem dificuldade em procurar as unidades de saúde em horário comercial.  

Esclareceu que quanto à inclusão de adolescentes de 12 a 18 anos com comorbidades no grupo prioritário, o Município está aguardando uma nota técnica com maior detalhamento.

Patricia expôs que o Ministério da Saúde oferece duas plataformas onde o panorama da vacinação no país pode ser acompanhado: Localiza SUS e Vacina RS, o que vem gerando uma série de questionamentos pela divergência de dados entre eles, comentando que é uma realidade também em outros Municípios.

A secretária da Saúde acrescentou ainda que a quantidade de doses é definida pelo Ministério da Saúde refletindo no avanço das faixas etárias imunizadas. Quanto à antecipação de duas semanas na dose 2, algumas pessoas que se vacinaram a poucos dias, o intervalo entre as doses foi reduzido frisando que nas demais situações, o espaço de tempo de 12 semanas mantêm-se até um melhor esclarecimento do Governo do Estado.  

Em nome do Poder Legislativo, o presidente Gustavo Richter parabenizou a organização da Secretaria quanto às aplicações não gerando filas e demais transtornos. Agradeceu a disponibilidade da secretária evidenciando que o questionamento é corriqueiro mas acredita que com a explanação, todas as dúvidas da população foram sanadas e parabenizou a secretária e sua equipe pelo bom trabalho que vêm desempenhando.        

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 04/08/2021

Créditos: Joseane Scheibel

Créditos das Fotos: Joseane Scheibel

Compartilhe!