A vereadora Daiani Maria (MDB) inicialmente falou a respeito do Projeto de Lei apresentado por ela e por Marni Ledur que foi sancionado e agora, o fornecimento de absorventes higiênicos na rede municipal de ensino é Lei Municipal nº 1808 .

Falou sobre a Proposição de sua autoria acerca do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro. Expôs que infelizmente essa situação é uma realidade em algumas residências de Cruzeiro do Sul e, tendo o Governo do Estado um programa tão interessante com a chance do Município ser contemplado, julga o cadastro essencial. Quanto à Indicação solicitando a construção de uma parada de ônibus no Passo de Estrela, Daiani registrou que foi destruída há tempo sendo que a ação propiciará um conforto maior aos usuários do transporte público.

Parabenizou a Administração Municipal pela adesão ao programa Negocia RS oportunizando ao Município a posse de duas áreas de terra que futuramente poderão ser utilizadas para investimentos trazendo talvez empresas ou outras melhorias propostas pelos edis.

Agradeceu a colega Marni Ledur por representar o Poder Legislativo em Porto Alegre na entrega do projeto de asfaltamento da Rua Nicolau Zart, em São Rafael, considerando que se tudo ocorrer dentro do esperado, será uma grande conquista para Cruzeiro do Sul.

Manifestou-se a respeito do pedido de vista ao Projeto de Lei nº 044. Julga que é direito do vereador considerando que é algo corriqueiro declarando que se as sessões fossem semanais, projeto reprovado anteriormente na casa, na próxima semana poderiam debater a respeito. “Nós precisamos dar oportunidade para que as dúvidas sejam sanadas”, declarou a vereadora. Acrescentando que, diante do pedido de vista, acredita que seja o momento de solicitar o memorial descritivo do projeto.

Explanou a respeito da estreia no cinema nacional do filme “Música para quando as luzes se apagam”. Filme gravado em 2015, em Cruzeiro do Sul sendo a protagonista, Emelyn Fischer, moradora do Passo de Estrela. Convidou os colegas a elaborar uma Moção de Aplausos pelo fato de uma pessoa desconhecida levar o nome de Cruzeiro do Sul ao reconhecimento mundial, tratando de um assunto tão importante- a definição de sexualidade. Elogiou a cruzeirense pela coragem em aceitar o trabalho, fazendo-o muito bem feito.

Quanto ao veto ao Projeto de Lei nº 006 do vereador Isidoro Weschenfelder, Daiani justificou que foi favorável ao veto em virtude da questão da justificativa apresentada pelo Executivo sugerindo que o autor o faça novamente, de outra forma, salientando a importância do tema.

A vereadora comentou também a respeito do projeto aprovado há quinze dias acerca de uma área de terras da Minuano. Daiani relatou que foi informada do recente progresso da situação acreditando que o andamento será mais rápido do que imaginava o que propiciará a disponibilidade de uma área enorme viabilizando o estabelecimento de mais empresas no município. Finalizou sua exposição parabenizando os colonos e motoristas pela passagem do seu dia.

Data de publicação: 29/07/2021