O Presidente Gustavo Henrique Richter (PSDB), ao fazer uso da palavra, inicialmente falou sobre a Indicação referente à EMEI Dona Maria Julieta. “Como vereador da comunidade, muitas vezes a gente é cobrado porquê um vereador de fora faz os pedidos na comunidade onde a gente reside”, esclarecendo que há maneiras diferentes de trabalhar podendo as reivindicações serem feitas através de documentos ou, como prefere, de uma forma menos formal, através de conversação direta com o responsável afim de solucionar o problema com maior agilidade.

Relatou que foram solicitadas placas de proibido jogar lixo nos entroncamentos da Otto Irineu Weiler com Relindo Dullius, Relindo Dullius e Ruben Feldens e, no fim da Rua 12 de Outubro, destacando que mesmo sendo ao lado de uma Unidade Básica de Saúde, as pessoas depositam de forma irregular os resíduos. No intuito de não gerar custos com a instalação de placas, pediu a colaboração dos munícipes, que façam a separação do lixo colocando-o em local apropriado.

Quanto à vacinação contra covid-19, declarou que se houver a possibilidade de otimizar e acelerar a imunização, acredita que seja de extrema importância. Parabenizou o trabalho executado pela secretária de Saúde, Patricia Haenssgen, inclusive pelo início da vacinação dos professores, situação que vinha defendendo.

Em relação ao gabinete odontológico no Passo de Estrela, informou que o mesmo está sem atendimento temporariamente, esclarecendo que um profissional está afastado por motivo de saúde e, por motivo de demanda e organização, centralizaram os atendimentos odontológicos nas unidades do centro. Recordou o empenho para obter essa conquista, sendo ele um dos pioneiros, solicitou compreensão e calma para que, aos poucos, a situação seja normalizada.

Relatou que, anterior ao encontro com os demais vereadores, esteve em conversa com Marcos Hinrichsen, presidente do STR de Cruzeiro do Sul, para tratar da concessão da RSC-453. Ressaltou que a concessão será de 30 anos havendo a possibilidade de retirada da isenção de pagamento da tarifa de pedágio dos moradores que moram próximo à praça e a questão do acesso às propriedades à beira da rodovia. Declarou que o Poder Legislativo está se mobilizando e pediu apoio dos munícipes para que juntos encontrem uma solução viável sendo imprescindível a participação da comunidade na consulta popular destacando que o tempo é muito curto, cerca de 30- 40 dias. Parabenizou Hinrichsen pela iniciativa.

Quanto à continuação do asfalto na RS-130, trecho Bom Fim a Mariante, Richter ressaltou o esforço do colega Celso Batista dos Santos em prol da questão, na gestão passada. Citou que nos próximos dias terão uma reunião em Porto Alegre para tratar do assunto enfatizando a importância da via, uma grande rota de escoação. O Estado investirá R$ 104 milhões no Vale do Taquari e Rio Pardo em rodovias, acessos e pavimentações, e no Rio Grande do Sul serão R$ 1,3 bilhões investidos frisando que há a necessidade de se empenharem para que Cruzeiro do Sul seja contemplado.

Encerrou sua exposição informando que, mediante emenda do deputado Lucas Redecker no valor aproximado de R$ 480 mil, a Rua João Schardong, no Passo de Estrela, receberá pavimentação asfáltica e a execução da obra deve ocorrer até o fim desse ano. Agradeceu o deputado e o vice-prefeito Lairton Hauschild que foi fundamental para a conquista da emenda.

Data de publicação: 24/06/2021