⠀⠀⠀⠀

O vereador Isidoro José Weschenfelder (Progressistas) ao se pronunciar na Tribuna Livre, proferiu sobre a colocação do colega Demétrios Lorenzini a respeito dos documentos de sua autoria. Sobre a Indicação pedindo melhorias na EMEI Dona Maria Julieta, no Passo de Estrela, esclareceu que esteve no educandário em 31 de maio. Mencionando que foi muito bem recebido, externou sua satisfação pelo fato do Município dispor de profissionais tão bem capacitados, elogiando o trabalho executado por todos os profissionais da escola. Indicando o tempo entre a visita e a data de apresentação do documento, 18 dias, se manifestou conforme afirmado pelo colega Demétrios: “que bom que as manutenções lá foram feitas”, elogiando a Secretaria de Educação, o Executivo Municipal, por estarem atentos às necessidades. Quanto à Indicação reivindicando a compra de material para a Escolinha Geração 5 Estrelas, o vereador esclareceu que os equipamentos foram solicitados pelos pais das crianças que frequentam o projeto. Parabenizou o profissional que está no comando da escolinha destacando o seu empenho. Registrou que esse pedido não entrou em pauta na sessão do dia 02 de junho pelo fato de seus pedidos ter excedido a quantidade permitida. Frisou que, antes da pandemia, já eram 80 crianças cadastradas no projeto, de diferentes idades, justificando a necessidade de dispor de bolas com tamanhos diferenciados. Reivindicou ainda, uma parceria entre Administração Municipal e o professor Dionas Kich que difunde a arte do futebol no campo do Cruzeiro, desenvolvendo habilidades e preparo físico, ressaltando o belo trabalho por ele executado que, inclusive, oferece gratuitamente as aulas para crianças conforme a condição financeira e ressaltou os benefícios da prática esportiva.

Acerca do pedido para a construção de um pórtico na entrada de Cruzeiro do Sul, acredita que seja um anseio antigo e de toda a comunidade registrando que muitas pessoas não identificam a cidade. Sugeriu que sejam colocadas imagens relacionadas ao Município a fim de incentivar o turismo.

Sobre a Proposição a respeito da rótula na Rua Frederico Germano Haenssgen, no acesso à Vila Célia e Loteamento Popular, indicou que o investimento é de baixo custo e promoverá a segurança dos munícipes.

Sobre os problemas pós-chuva relacionados à energia elétrica onde ocorreu a queda de postes em Cruzeiro do Sul que, inclusive fez uma vítima fatal, relatou suas inúmeras tentativas em contatar o supervisor da RGE. Pediu ao Executivo Municipal para que realize um levantamento dos pontos mais críticos para apresentar aos edis a fim de solicitarem um plano de prevenção. Prestou suas condolências à família enlutada.

Encerrou seu discurso falando a respeito da sua visita, juntamente com o colega vereador José André Schmitt e mais duas lideranças cruzeirenses à Casa Civil, em Porto Alegre, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete, Jonatan Brönstrup, e pela assessora, Mareli Vogel, considerando um dia gratificante, “uma caminhada positiva em busca de recurso para o nosso Município”.

Data de publicação: 24/06/2021