José André Schmitt (Progressistas) iniciou seu manifesto justificando seu posicionamento contrário ao Projeto que altera a periodicidade das Sessões Ordinárias. Alegou que não há demanda que justifique a alteração, indicando que quando houver algo urgente, há possibilidade de convocações extraordinárias, sem ônus. Indicou ainda, a dificuldade da Administração atender aos pedidos, “quinzenalmente já está sendo difícil, imagina, semanais”, destacou Schmitt.

Explanou sobre o problema que o Município está enfrentando a respeito das lixeiras colocando que a população do interior também está reivindicando por providências. Afirmou que existem lixeiras, mas acredita ser necessária a colocação em pontos estratégicos, relatando que o caminhão do lixo, na zona rural, recolhe a cada 15 dias e sem horário fixo, dando margem para cães revirarem o lixo sendo que os resíduos espalhados pelos animais não são recolhidos pelos coletores. Acrescentou que as lixeiras estão em falta pedindo que a Administração estude uma solução, apoiando o comentário do Presidente a respeito da colaboração dos servidores do Parque de Máquinas, que em dias de chuva ficam ociosos, para a solução do problema.

Sobre o envio de ofício à RGE, mencionou que está apontando apenas a questão do poste na Linha Sítio já que nele há um transformador e está localizado em frente a uma residência, mas há diversas outras reivindicações. Citou os possíveis prejuízos que gerará caso o poste caia.

Quanto ao pedido de uma academia de ginástica ao ar livre junto à Escola Estadual de Ensino Médio São Miguel, bem como em outros pontos da zona rural, indicou que os moradores têm dificuldade de se locomoverem para o centro para frequentar academias destacando que no interior, a caminhada, como exercício físico, fica dificultada por questão de segurança. Na escola conciliaria a diversão das crianças com a prática de exercícios dos pais já que há uma pracinha no local.

Quanto à liberação de jovens produtores do serviço militar obrigatório, falou que muitas vezes depois de cumprida a obrigação, os mesmos não retornam à zona rural impedindo a sucessão familiar propiciando muitas vezes, o encerramento das atividades agrícolas.

Finalizou sua explanação agradecendo a Administração Municipal pelo atendimento dos seus pedidos, principalmente pela parada de ônibus na Linha Primavera junto ao acesso ao Distrito Industrial na RSC- 453.

Data de publicação: 12/05/2021