⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O vereador Isidoro José Weschenfelder (Progressistas) iniciou sua explanação em sessão de 07 de abril, comentando a respeito da Proposição nº 039/2021, da colega Daiani Maria. A nível de informação, esclareceu que o IPTU pode ser parcelado em até 36 x respeitando a parcela mínima de R$ 50,00.

Sobre os lixos, assunto abordado frequentemente pelos vereadores, expôs que munícipes relataram melhorias na coleta durante alguns dias, mas logo em seguida, o problema retornou. Aproveitou a oportunidade para sugerir à população que repense o que está sendo depositado no lixo indicando que resíduos orgânicos podem ser colocados em hortas ou locais semelhantes.

No atendimento aos pedidos do Poder Legislativo, há um grande envolvimento por parte dos secretários das Secretarias de Obras e Estradas, bem como, da Agricultura e Meio Ambiente, mas ressaltou que a questão do maquinário, é o que o preocupa, solicitando que o Executivo se pronuncie a respeito.

Sobre o fato envolvendo o Hospital São Gabriel Arcanjo que repercutiu nas redes sociais, Weschenfelder comentou que não teve conhecimento se a entidade divulgou nota de esclarecimento, mas caso tenha sido publicada, que seja enviada aos vereadores para que eles repassem à comunidade.

Nas imediações da rótula de acesso à cidade, apontou que, em episódios de chuvas, há acúmulo de água sobre a pista registrando que algo precisa ser feito para resolver em definitivo este antigo problema.

Sobre a inclusão de crianças especiais no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19, o autor do documento comentou sobre a importância do bem-estar e saúde delas agradecendo a aprovação dos colegas.

Sobre os acessos ao Distrito Industrial, pela RSC-453, todos os acessos são limitados gerando diversos transtornos e riscos vindo a solicitar o alargamento e colocação de material a fim de melhorar a situação. Quanto às roçadas reivindicadas por ele e por colegas, o retorno que estão recebendo do Município é que as roçadeiras estão estragadas. Quanto ao DAER, foi necessário ir pessoalmente reivindicar tal serviço nos locais que competem ao órgão, já que por telefone não teve sucesso. “Parece que em Cruzeiro do Sul a gente precisa brigar sempre com tudo, será que está faltando imposição do nosso Executivo? Eu não sei”, externando sua indignação. Acrescentou ainda, a questão dos buracos para manutenções por parte da Corsan, além de gerar risco de acidentes, compromete a qualidade das vias e apontou a dificuldade em contatar a companhia.

Sobre os hidrantes em Cruzeiro do Sul, informou que há dois na cidade, próximo à sede da Corsan, em pleno funcionamento segundo informações coletadas porém, sem a devida identificação lamentando a triste situação onde o caminhão do Corpo de Bombeiros deslocou-se a Lajeado para reposição de água no sinistro na fábrica de carvão Carbo Negro. Apontou que para a adequação às normas do Corpo de Bombeiros de um local, há cobrança de taxas, mas e os direitos?- questionou o vereador. “Eu acho que o Carbo Negro não pode ter um prejuízo do tamanho que ele teve por incompetência”, destacou Weschenfelder.

Concluiu sua exposição colocando que os seis pedidos que apresentou foram aprovados e parabenizou os colegas por todo empenho que estão tendo ressaltando que Cruzeiro do Sul precisa de mais cobrança.

Data de publicação: 15/04/2021