_

O vereador Gustavo Richter (PSDB), em manifestação na Tribuna Livre, inicialmente deu as boas vindas aos colegas Milton Weiler e Sérgio Backes que estiveram à frente das Secretarias da Agricultura e de Estradas registrando que, em meio às dificuldades, realizaram um bom trabalho.

Parabenizou os suplentes Celso Batista dos Santos e José Carlos Eckert pelo período que estiveram na Casa Legislativa.

Em relação à Proposição que autoriza o repasse de R$ 50.000,00 às Secretarias da Agricultura e Saúde, o vereador comentou que o valor não solucionará a situação, mas destinaram o que no momento foi possível. Evidenciou a crítica situação que os agricultores estão enfrentando devida a estiagem divulgando que muitos destes trabalhadores perderam toda sua produção e em muitas localidades já não há água suficiente para consumo dos animais. Concordou com a insatisfação dos colegas que não participaram da Proposição alegando que acredita que o problema foi ausência de diálogo.

A respeito do Projeto de Lei que regulariza o plano de carreira do Magistério, enfatizou que os vereadores que aprovaram a proposta não são contra a classe lamentando tal interpretação por algumas pessoas. Recordou as reuniões que os professores tiveram com o Legislativo e com o Executivo, não chegando a um consenso apontando que faltou bom senso das partes o que gerou uma complicada situação já que alguns professores queriam a aprovação e, outros não, restando aos vereadores solucionarem o impasse. O secretário de Administração e Finanças esclareceu que existe uma Lei Federal que exige o pagamento do piso salarial da categoria e se o Projeto fosse reprovado, poderiam responder judicialmente. A secretária de Educação alegou que a folha salarial dos professores é praticamente toda custeada pelo Fundeb- programa do Governo Federal, que encerra no final deste ano permanecendo a incerteza quanto a sua renovação. Diante destas argumentações, solicitaram aos vereadores que considerassem a saúde financeira do Município. Enfatizou que os legisladores sempre trabalharam em prol da categoria, mas diante do cenário, ficou claro que algumas pessoas tinham outros interesses resultando em ato de politicagem por parte destes.

Parabenizou as pessoas e empresas que vem auxiliando os que estão enfrentando dificuldades com a pandemia.

Reforçou o pedido de roçada nas ruas Relindo Dullius e João Schardong.

Encerrou sua exposição comentando que a pediatra que atendia pelo Município optou por romper o contrato divulgando que a Administração está engajada na busca de um novo profissional informando que os atendimentos estarão normalizados em breve.

Data de publicação: 21/04/2020