⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na noite do dia 19 de fevereiro, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, solicitou o uso da Tribuna para expor situações referentes à Educação do Município.

Explanou sobre o piso salarial dos professores. Mencionou que Cruzeiro do Sul é um dos poucos Municípios do Rio Grande do Sul que não conseguem cumprir o valor estabelecido em lei, sendo um dos motivos, o número muito pequeno de alunos por turma além da dificuldade nos benefícios da classe enfatizando a cautela para que não ocorra a mesma situação caótica que o professorado do Estado estão enfrentando.

Declarou que a maior parte da Educação de Cruzeiro do Sul é paga através do Fundeb- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, que é pago de acordo com o número de alunos de cada turma mas, por algumas possuírem um número muito baixo de integrantes, o valor é insuficiente para suprir o salário do professor. Exemplificou que, em uma turma com cerca de oito alunos, o Fundeb repassa cerca de R$1.000,00 sendo que o custo chega a R$5.000,00 conforme vantagens do profissional tornando-se inviável a manutenção de tais agrupamentos. Citou que haverá aglutinação de turmas nas escolas São Felipe, Passo de Estrela e Adelino Lopes evidenciando que na LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz que o número de alunos por turmas aglutinadas ou com a presença de duas crianças com necessidades especiais são de 25 alunos, fora esta condição, o número passa para 30.

Enfatizou que a ação é imprescindível para a Educação de Cruzeiro do Sul afirmando que terão êxito e, caso seja necessário, rexaminarão a situação convidando todos os pais a fazerem juntos a Educação de Cruzeiro do Sul.

Encerrou sua explanação citando obras atuais e planos futuros, divulgou com satisfação que ao assumir a pasta, há três anos, eram 720 estudantes sendo que atualmente são 1247 alunos matriculados e mais 282 no turno integral afirmando que não há insuficiência de vaga na Educação Infantil e colocou-se à disposição dos vereadores e comunidade para dúvidas e sugestões.

Data de publicação: 27/02/2020

Créditos: Joseane Scheibel

Créditos das Fotos: Joseane Scheibel

Compartilhe!