Sem apresentação de propostas pelo Executivo, vereadores fazem reivindicações.

Na noite da última quarta-feira, 08 de maio, ocorreu mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul. Na ocasião, sem Projetos encaminhados pelo Poder Executivo, os vereadores apresentaram reivindicações:

INDICAÇÃO Nº 008/2019: formulado por Celso Batista Dos Santos (PSDB), o documento sugere que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, instale uma parada de ônibus na RS-130, na entrada que vai em direção à Linha Lotes, tendo em vista que a parada foi destruída recentemente e os usuários do transporte público não possuem local adequado para se abrigarem em dias chuvosos ou ensolarados.

INDICAÇÃO Nº 009/2019: João Celso Führ (PDT) indica à Administração Municipal que, através da Secretaria de Estradas, proceda com a roçada nas localidades de Três de Maio, Progresso, Picada Möhler e imediações alegando que o mato está invadindo a pista de rolamento, gerando dificuldades aos motoristas por não terem a visão adequada e a pista estar estreita.

INDICAÇÃO Nº 010/2019: elaborado pelo vereador Gustavo Richter (PDT), o texto reivindica que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, recoloque as pedras de calçamento que foram retiradas e não repostas como deveriam nas ruas Relindo Dullius e Jacob Afonso Lenhard, no bairro Passo de Estrela. O pedido baseia-se na necessidade de proceder com esse serviço em função dos transtornos ocasionados aos moradores dessas ruas e aos usuários que trafegam nas mesmas.

INDICAÇÃO Nº 011/2019: apresentado por Gustavo Richter (PDT), a indicação solicita que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, proceda com o conserto de um bueiro na Rua da Divisa - em frente à casa do senhor Carlos Wiebelling – no bairro Passo de Estrela, já que o mesmo quebrou há algum tempo e nada foi feito, ocasionando transtornos aos moradores do local.

PROPOSIÇÃO Nº 005/2019: João Celso Führ (PDT) sugere criar um cargo ou, caso exista, nomear um servidor para realizar o controle de circulação dos veículos da frota do Município. Justifica-se que, com isso implantado, ocorrerá uma grande economia de combustível e também manutenção além de organizar de melhor forma a logística que hoje ocorre. Um exemplo é que três veículos acabam se deslocando para a mesma localidade quando um só poderia fazer este serviço. Ainda, o Município teria um melhor controle sobre os veículos, por quem está sendo utilizado e se está sendo utilizado com o devido fim.

No espaço reservado para comentários adicionais, o autor expôs que o propósito principal da sugestão é gerar economia ao Município promovendo, através da implantação de um mecanismo de controle, a otimização no uso dos veículos. O texto foi aprovado de forma unânime pelos edis.

PEDIDO DE INFORMAÇÕES Nº 002/2019: João Celso Führ (PDT) solicita que seja respondido pela Administração Municipal o seguinte questionamento:

Como se encontra atualmente a situação do agente comunitário de saúde André Luís Marmitt?
Como estão, hoje, sendo atendidos os moradores das localidades de Bom Fim, São Miguel, Santarém e comunidades afins que o agente atendia? Tem algum processo de reintegração do servidor? Por qual motivo neste período não foi chamado o segundo colocado no concurso?

Justifica que o pedido se faz necessário, tendo em vista que os moradores das localidades estão reivindicando o serviço por estarem acostumados a terem a visita do agente e agora estão sem o devido acompanhamento.
E, ainda, através das respostas apresentadas, poderão prestar os devidos esclarecimentos aos munícipes.

Como nota complementar, Führ mencionou que moradores destas localidades relataram a ele a falta de acompanhamento de agente registrando a sua surpresa quanto ao fato. Esclareceu que foi esta situação que o motivou a providenciar o documento acrescentando que “..informação nunca é demais”. O documento obteve voto favorável de todos os membros.

O próximo encontro legislativo acontecerá no dia 22 de maio.

Data de publicação: 09/05/2019